Profissionais qualificados certamente terão mais facilidade em se recolocar no mercado de trabalho, no entanto, não basta desenvolver as competências técnicas, alerta a coach Gislene Isquierdo.
"Tem que desenvolver as competências comportamentais, habilidades de liderança – a gente não aprende isso na graduação e nem sempre na pós. Você tem que buscar um processo para se desenvolver enquanto pessoa", orienta. Para ela, pessoas tecnicamente competentes sobrevivem no mercado, mas para crescer é preciso somar habilidades comportamentais.
Antes de optar por uma pós-graduação o profissional deve observar a qualidade da instituição e do curso oferecido. Este fator terá impacto no currículo e, certamente, servirá como filtro em processos de seleção. "Eu penso que a credibilidade da instituição tem que ser observada e o profissional tem que entender um pouco do mercado, do que ele está pedindo", destaca Daiane Lucas, gerente de RH.
O coach Fabiano Zanzin completa. "Tem que fazer uma boa pesquisa sobre a avaliação da instituição, qual o conceito dela junto ao MEC, e conversar com outras pessoas que fizeram a pós, porque hoje temos muitos cursos que são fábricas de pegar dinheiro e outros muito sérios", avalia. (C.F.)