Uma atividade física barata, fácil e que gera muitos benefícios à saude. Não é a toa que a corrida vem ganhando tantos adeptos ultimamente.
Os resultados para quem inicia a atividadade não demoram a surgir e na segunda semana já podem ser percebidos de acordo com o profissional de educação física e ex-atleta de marcha atlética Cláudio Bertolino. ''A disposição vem primeiro, assim como a melhora no sistema imunológico. A pessoa dorme melhor, descansa bem e fica disposto para todas as outras atividades do dia a dia'', destaca.
Para a maioria das pessoas que resolve correr, o emagrecimento é o principal objetivo, segundo Bertolino. Mas isso pode demorar um pouco mais e varia de acordo com a condição de cada um. Além disso, precisa estar associado a uma alimentação correta e saudável. ''É preciso acertar a quantidade e qualidade do que vai comer'', ressalta.
Independentemente dos benefícios que se pretende atingir, procurar alguém capacitado para orientar o exercício é fundamental, pelo menos no começo da atividade. Por meio de uma avaliação física preliminar o profissional tem condições de indicar o treinamento mais adequado ao praticante, evitando lesões e até mesmo a desmotivação por não conseguir atingir metas que ainda não condizem com o condicionamento físico atual. ''O iniciante que nunca correu, por exemplo, gradualmente alterna corrida e caminhada. Já quem tem sobrepeso precisa fazer uma base de força muscular primeiro'', explica Bertolino.

Leia mais na reportagem de João Fortes

Leia também:
Damas da corrida esbanjam disposição
Grupos de corrida motivam a prática