Final do ano letivo significa, para muitos pais, o momento de buscar uma nova escola para matricular os filhos. Questões financeiras, mudanças na etapa escola ou busca por novos modelos pedagógicos estão entre as razões que levam os progenitores a buscarem novos voos para as crianças. Mas as diversas oportunidades também podem dificultar para que os pais façam suas escolhas de forma segura.

A psicopedagoga e psicomotricista Silvia Cruciol, da Clínica Aprender, lembra que pais precisam se preocupar se além da estrutura física, a escola se preocupa em oferecer à criança atividades para que ela possa aproveitar o espaço. "Nós profissionais orientamos que os pais prestem atenção e questionem a escola sobre o cotidiano das atividades. A criança não deve ficar somente em sala de aula, presa à uma apostila. É preciso incentivar essa criança a brincar, a aprender as coisas de maneira concreta. Ela tem que entender que um retângulo é um retângulo porque ela viu a forma, experimentou em alguma brincadeira. Não pode aprender simplesmente porque visualizou e decorou por meio de um livro ou apostila."

Independentemente da fase escolar, os pais devem se ater às escolas que oferecem vivências para que crianças e adolescentes possam internalizar o aprendizado. "O conteúdo muito abstrato dificulta a compreensão. Hoje em dia, por conta desta falta de vivência nos programas pedagógicos das escolas ou pela rotina dos pais que não conseguem oferecer experiências novas aos filhos, estamos criando crianças e adultos imaturos e sem criatividade", alerta.

Além da questão psicopedagógica alinhada às necessidades do que a família acredita ser importante para o desenvolvimento da criança, a escola também deve oferecer uma estrutura adequada. Espaços físicos com boa manutenção, equipe de professores, coordenadores e diretores acessíveis para conversar são itens a serem observados e listados na hora que os pais vão conhecer o possível novo ambiente escolar. "É interessante que os pais visitem o local, questionem diretamente os professores e coordenadores para poderem ter uma base sólida para suas escolhas", orienta Silvia.

Imagem ilustrativa da imagem Onde matricular meu filho



VALOR DAS MENSALIDADES
A presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Norte do Paraná (Sinepe), Maria Antonia Fantaussi, lembra que outro item importante a ser considerado é o valor das mensalidades que os pais estão dispostos a pagar. "As escolas particulares definem suas anuidades neste período de setembro e outubro. O valor é estabelecido com base em questões como investimento na infraestrutura e reajustes salariais, por exemplo. Normalmente, essa anuidade é paga em 12 ou 13 parcelas."

Maria Antonia explica que a média de reajuste que deve ser adotada pelas escolas particulares da região de Londrina irá variar de 4 a 7,5%. "Cada escola tem a autonomia de definir esse índice conforme as suas necessidades. A orientação é que os pais busquem entender o estudo contábil que justifique o reajuste e, então, decida se está de acordo com o valor. Se a escola se propõe a aumentar o valor sob a justificativa que irá fazer melhorias no espaço físico da escola, os pais que irão pagar por isso devem fiscalizar e cobrar as melhorias", orienta. Além disso, a presidente do sindicato afirma ainda que em casos de dúvidas, os pais podem procurar o Sinepe para receber orientações em relação a qualquer dúvida sobre a postura das instituições de ensino.