O Japão teria nascido de um oceano de caos fervente e borbulhante na mitologia oriental. Traços da cultura japonesa, um mar profundo que, nos últimos anos, jovens nikkeis estão descobrindo ao se lançarem numa nova onda de navegação às tradições dos ancestrais.
  Uma rota perdida por muitos descendentes, que não fizeram questão de manter a cultura dos pais e avós mas que, num fenômeno recente, principalmente a partir da terceira geração no Brasil, começam a fazer a viagem de volta à terra dos samurais e xoguns.
  Uma mudança de comportamento e de águas bem distintas na família londrinense Nakamura que, aos poucos, começam a se misturar, através do contato das quatro filhas do casal, a bancária Júlia, 45 anos, e o analista de Sistemas, Sérgio, 46 anos, com a cultura.
‘‘Os meus pais eram de Santo Inácio, cidade paranaense que não tinha mais do que três famílias japonesas. Fui criado como se não fosse nipo-brasileiro. Não sinto falta da cultura por causa disso e percebo que para minhas filhas, as tradições são muito importantes’’, comenta Sérgio.
  Um resgate da língua, comida, dança e religião que, em alguns casos, foram repaginados para conquistar as novas gerações, como o matsuri dance, uma versão pop do bon odori inventada em Londrina.
  As trigêmeas Daniela, Lilian e Thais, 14 anos, além da irmã mais velha, Juliana Nakamura, 16 anos, são filhas
do casal.
Há dois anos o quarteto descobriu o yosakoi soran, uma dança que mistura o tradicional soran de bushi de Hokkaido com o moderno yosakoi da província de Kouchi.
  ‘‘Minha mãe sempre levou a gente para o bon odori. Começamos a nos interessar pelas outras coisas da cultura, conhecemos o yosakoi soran. Tmabém participamos do matsuri dance, que é mais agitado e até brasileiros gostam’’, destaca Juliana, que toca taiko, o milenar tambor japonês.
  Lilian afirma que ao participar dos eventos da colônia ajuda a manter a história dos ancestrais.
  Nesse mergulho no oceano das tradições, os jovens lembram que aprendem alguns valores importantes para a cultura japonesa, como disciplina e responsabilidade - um mar aberto a todos os que querem aprender com uma tradição milenar.