Imagem ilustrativa da imagem O universo das cores
| Foto: Suvinil/Divulgação
Para 2017, o vermelho avioletado Cortina de Teatro é a cor escolhida pela Suvinil



Todos os anos, a indústria da moda indica tendências nas cores que devem bombar nas passarelas durante as próximas estações. Normalmente, a indústria de tintas leva para as paredes novidades que coincidem com as vitrines de roupas. Para 2017, muitas apostas já foram feitas e, em quase todas elas, há novos tons de azul e rosa que devem tomar o lugar do rosa quartz e do azul serenity, as cores de 2016.
A Pantone, uma das principais empresas do segmento de cores aplicadas à indústria, se consolidou como uma das líderes em previsão e lançamento de tendências de cores. Para 2016, a empresa elegeu o rosa quartz e o azul serenity como cores do ano. Para 2017, a Pantone ainda não elegeu a cor do ano, mas já indicou as candidatas: três diferentes tons de azul (niagara, lapis blue e island paradise), dois de cor-de-rosa (pale dogwood e pink yarrow), outros dois de verde (greenery e kale), além do amarelo primrose yellow, o laranja flame e o avelã hazelnut. A Suvinil acaba de eleger o vermelho avioletado cortina de teatro como a cor de 2017. Já a Coral elegeu o azul mergulho sereno como a cor do próximo ano.
"Essas cores vêm como tendência para o ano. Algumas permanecem por mais tempo, outras não. O azul tiffany, por exemplo, já está sendo usado em paredes, móveis e almofadas há alguns anos. Não foi só uma tendência anual", explica a arquiteta Eveline Maciel.
Para quem prefere não ter de mexer com pintura de paredes com tanta frequência, Eveline sugere manter os ambientes em cores mais tradicionais. "Normalmente, as cores da moda são cores diferentes, que, muitas vezes, cansam mais fácil. Não dá para manter por muito tempo. Quem quer ter o ambiente moderno por mais tempo, sem precisar ficar renovando, pode apostar em azuis e amarelos", sugere a arquiteta.
Para não correr o risco de apostar em uma cor que será atual e moderna apenas por alguns meses, outras sugestão é dedicar um espaço pequeno do ambiente para as cores da moda. Segundo estilista de cores da Lukscolor, Deise Melo, não é necessário pintar todas as paredes a cada nova cartela de tendências. "Indicamos que seja reservada uma única parede de destaque, ou um hall de entrada, ou um cantinho especial, que fique dedicado a mudanças. Pode ser uma área pequena, onde uma nova pintura não causa transtorno, nem gasto excessivo", explica.
Segundo ela, a troca de cor nessa parede pode ser aliada à troca de outros elementos da decoração, como capas de almofadas, quadros, vasos, o que já atualiza o ambiente com cores da moda. "Além de ter custo menor, muda totalmente a linguagem do ambiente", garante.

BRANCO SEMPRE
O branco nunca sai de moda em termos de paredes e pode compor o cenário ideal para que as cores modernas se sobressaiam em outros elementos da decoração. "As paredes brancas ressaltam bastante as outras cores que estiverem próximas a ela. É possível que destaque bastante algum outro elemento, sem que esse seja o propósito inicial. Por exemplo, uma poltrona colorida na frente de uma parede branca passará a sensação que ela é maior do que realmente é", afirma Deise.
Assim como o branco, cores mais neutras também facilitam a combinação com cores de destaque em outras paredes e elementos de decoração. Para quem quiser apostar nas novidades em cores neutras, a consultora de cores da Suvinil, Ana Kreutzer, sugere cinzas mais claros, como o jogo de cartas ou biscoito caseiro. "As tonalidades neutras transmitem calma e passividade, além de serem elementos-chave para composição com qualquer outra cor", explica.

Imagem ilustrativa da imagem O universo das cores
| Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
Na casa projetada pelas arquitetas Clarice Volpi e Simone Volpi, de Curitiba, as paredes ganharam tons neutros, deixando as cores do ambiente para as peças da decoração, como o verde, em nuances mais claras, nas almofadas, banco e objetos de decoração. O violeta marca presença na poltrona e lustres de cristal murano



SENSAÇÕES
Assim como as cores neutras, as vibrantes também transmitem sensações e isso deve ser um dos principais critérios na escolha do tom que será aplicado em um ambiente. "É preciso levar em consideração qual a sensação que se quer transmitir em cada ambiente: tranquilo, aconchegante, estimulante, calmo. A partir disso, é possível escolher a cor da preferência do morador e definir as composições do ambiente, seja com outras cores em mais de uma parede ou nos móveis", explica Ana.
Segundo ela, a iluminação, o tamanho do ambiente e a disposição dos móveis também devem ser levados em consideração na escolha das cores.
Segundo Deise, cada pessoa se relaciona com as cores de maneira única, mas há mais ou menos um padrão de sensações provocadas por cada cor. "De modo geral, as cores quentes, como vermelhos, laranjas e amarelos, são mais excitantes e as cores frias, como verdes, azuis e violetas, são mais relaxantes. Porém, há vermelhos menos excitantes, como o vermelho vinho e o vermelho sangue. Da mesma forma, há verdes mais excitantes, como o verde limão", argumenta.
Assim, segundo ela, não é adequado afirmar que não se pode usar tons de vermelho ou laranja em dormitórios, por exemplo. "Nesse caso, é necessário usar em áreas menores, compondo com outra cor mais suave. Podemos brincar com as cores e adaptá-las à temática que desejamos, sem perder o equilíbrio e a harmonia", pondera Deise.