Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a opção por uma pós-graduação pode abrir portas e solidificar carreiras. As universidades de Londrina, públicas e privadas, têm ouvido os anseios de estudantes e profissionais e buscam investir em cursos novos em áreas promissoras, considerando características regionais.
Priscila Nery, coordenadora da pós-graduação presencial da Unopar, conta que a procura por especializações cresce muito, em todas as áreas, no início do ano. A universidade oferece desde cursos mais abrangentes, que atraem profissionais das mais diferentes áreas, até outros direcionados para determinadas graduações.
"Temos cursos que são mais específicos, como os das áreas de saúde, esportes, engenharia, aeronáutica e direito. No entanto, os cursos da área empresarial possuem uma abrangência maior, que permitem ao aluno realizar uma especialização em áreas que sejam complementares à sua graduação", explica.
Para 2016, a Unopar oferece quatro novos cursos, sendo duas especializações e dois MBAs, nas áreas de gestão, perícia e até linhas aéreas. Já na Faculdade Pitágoras, são três novas especializações e dois MBAs (confira quadro ao lado).
Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) o Mestrado Acadêmico em Fisiologia Clínica e Laboratorial iniciará a primeira seleção este ano, voltado para estudantes graduados nas áreas de ciências biológicas, saúde e afins. O pró-reitor de pós-graduação, Amauri Alcindo Alfieri, explica o que a instituição considera antes de ofertar um novo curso.
"Para stricto sensu, a primeira coisa é a expertise, o potencial do grupo, em termos acadêmicos e de pesquisa. Às vezes um grupo quer oferecer um mestrado mas não tem a maturidade necessária ainda", avalia o pró-reitor. Ele ressalta que, diferentemente da própria graduação, a pós é exigida ao extremo pela Capes (órgão do Ministério da Educação voltado para avaliação de cursos stricto sensu).
Outra condição essencial para o lançamento de um novo curso é a inserção regional. "Se tenho próximo daqui dois, três metrados na área, por que vou oferecer outro? O que posso fazer é achar um diferencial, para que o aluno possa se interessar por ele. Também estou vendo a demanda do alunado", explica Alfieri.
A demanda regional consiste em uma das principais condições observadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que acaba de reformular o MBA em Marketing a distância e lançar uma nova edição do MBA Executivo em Gestão Empresarial.
"Temos cursos padrão, como Gestão de Projetos; outros, como Gestão do Agronegócio, pensamos para regiões como o Centro-Oeste, onde tem demanda", exemplifica o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação, Antônio Freitas.
oferta
A Unifil está ofertando nada menos que 12 novos cursos de especialização e MBA para 2016. A pró-reitora de pós-graduação e iniciação à pesquisa da instituição, Damares Biazin, explica que a escolha das áreas do conhecimento a serem atendidas varia conforme demanda do mercado ou dos próprios alunos.
"Automaticamente, quando se forma a primeira turma de um curso de graduação, os próprios alunos pedem pós nessa área. Aconteceu com gastronomia, também em engenharia civil, que é um curso praticamente novo, e tem acontecido com os cursos de agronomia e veterinária", explica ela.
Cursos novos como Cosmetologia Clínica, Engenharia e Sustentabilidade e Desenvolvimento para Dispositivos Móveis levam em conta estes critérios.
A PUCPR Campus Londrina oferece sete cursos de pós-graduação novos em 2016. A novidade está no bloco do agronegócio, forte eixo econômico da nossa região, com ênfase na agricultura. São eles: Agricultura de Precisão; Ciências do Solo; Fisiologia da Produção Vegetal e Fitotecnia.

Imagem ilustrativa da imagem O que há de novo