Imagem ilustrativa da imagem O condomínio na palma da mão
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Mais do que qualquer outro lugar, os condomínios oferecem um ambiente propício para a tendência natural que o ser humano tem de viver em comunidade. A proximidade entre os vizinhos deveria facilitar a integração dos moradores, mas o mais comum é a falta de participação na vida e na administração do condomínio. E como para quase tudo, também para isso a tecnologia tem criado soluções: aplicativos se propõem a melhorar a convivência entre os moradores e facilitar a administração do condomínio.
No seu empreendimento Norte Park Residence, a Yticon decidiu unir a tecnologia ao espírito comunitário. O condomínio irá estrear o Compartycon, um aplicativo por meio do qual os moradores poderão compartilhar bens e caronas. A ferramenta, faz parte do conceito de economia compartilhada, que é baseada em soluções criativas e econômicas.
"O conceito que estamos implantando envolve o compartilhamento de ferramentas, bicicletas, equipamentos esportivos", explica o presidente da Yticon, Leonardo Yoshii. Além disso, o aplicativo permitirá a organização de caronas entre os vizinhos. "Um empreendimento é uma comunidade e dentro dela existem pessoas com destinos em comum, como o trabalho, a escola dos filhos. Mas muitas vezes, elas não sabem que têm o mesmo destino", argumenta. O Compartycon ainda permitirá a reserva de espaços como churrasqueira e salão de festas de forma prática e rápida.

A plataforma criada para facilitar a comunicação no Acqua Resort, ajuda também a moradora Ana Paula Freitas, que é personal trainer, a conquistar novos clientes
A plataforma criada para facilitar a comunicação no Acqua Resort, ajuda também a moradora Ana Paula Freitas, que é personal trainer, a conquistar novos clientes | Foto: Saulo Ohara



ADMINISTRAÇÃO
A comunicação interpessoal é uma das principais dificuldades dos grandes condomínios. Para facilitar o contato entre gestores e moradores, o síndico e o subsíndico do condomínio Acqua Resort decidiram criar uma ferramenta que servisse de canal. "Quando nós assumimos a gestão, o Acqua era um prédio novo. Eu não conhecia meu vizinho, ninguém se conhecia. O Thiago Amadeu, que é subsíndico, teve a ideia de criar um portal para facilitar a gestão", conta o síndico Evandro Dalcil.
Finalizando já a terceira versão do sistema, Dalcil afirma que aquilo que era mais uma página de interação social, evoluiu e hoje é uma eficiente ferramenta de gestão de relacionamento. "Por meio dela, eu posso falar diretamente com cada morador e ele recebe uma notificação pelo aplicativo no celular. Posso fazer comunicados, antecipar questões da assembleia, fazer enquetes sobre assuntos importantes na rotina do condomínio, apresentar atas e documentos da administração, saber quando um morador vai receber um prestador de serviço", exemplifica o síndico.
A ferramenta também permite que o morador faça a reserva de espaços do condomínio e se comunique direta e rapidamente com a equipe de gestores, caso tenha algum problema. "Meu telefone não toca mais. Tudo vem pelo portal.