Sem muito alarde, o turismo em Curitiba conquistou, de 2005 a 2007, o crescimento significativo de 26,5%. Só no ano passado, houve o aumento de quase 500 mil turistas na cidade e a expectativa é que o fluxo de visitantes cresça 8,1% em 2008 em relação a 2007. ''O turismo é a prestação de serviço que mais gera renda e empregos diretos no município. O setor movimenta cerca de R$ 800 milhões, por ano, e emprega 200 mil pessoas diretamente'', dimensiona Luiz de Carvalho, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Curitiba é o quarto destino brasileiro mais visitado e, do Paraná, é o primeiro, recebendo 2,3 milhões de turistas, por ano. Na região Sul, é aceita como a cidade mais importante para o turismo cultural. Recentemente, foi eleita como melhor destino de turismo de eventos e negócios, segundo Carvalho. ''Temos o terceiro parque hoteleiro do País, com 186 hotéis e 18 mil leitos, que oferece tarifas 30 a 40% mais baratas do que as praticadas nos grandes centros urbanos. Dispomos de excelentes serviços de gastronomia, além de infra-estrutura para grandes eventos'', destaca ele.
Um dos principais atrativos de Curitiba é a fama de cidade com qualidade de vida, segura e planejamento urbano, refletida, por exemplo, na área verde per capita que é de 60 metros quadrados, a maior do Brasil. ''Recuperamos vários espaços culturais e de lazer como a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski, o Teatro Paiol e a Capela Santa Maria. O Paço Municipal, primeira sede do governo curitibano, será restaurado até julho'', informa Carvalho, apontando o Jardim Botânico como o ícone do turismo. Já a feirinha do Largo da Ordem recebe 18 mil visitantes, aos domingos.
Alguns turistas visitam Curitiba só para viajar no trem com destino a Morretes e Paranaguá. No ano passado, o atrativo recebeu 140 mil turistas e neste ano, já contabiliza um aumento de 9% de passageiros até maio, em relação ao mesmo período de 2007. ''Na alta temporada chegamos a fazer viagens com a composição completa (18 vagões), quase todos os dias. Desde que começamos a operar, em 1997, vêm crescendo o número de turistas'', informa Adonai Filho, diretor comercial da Serra Verde Express - que opera o trem até Paranaguá -, dizendo que 18% dos passageiros são estrangeiros e o restante do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
''A cidade ganhou mais divulgação e a melhoria da infra-estrutura turística atraiu mais eventos e negócios. Iniciando as viagens do nosso trem de luxo, a partir de julho, vamos ganhar mais exposição e intensificar nossa operação. O trem fará o trajeto de Curitiba a Morretes e de ponta Grossa a Cascavel, com a possibilidade de conexão entre os dois roteiros, por ônibus, e ainda com a venda de pacotes incluindo Foz do Iguaçu'', avalia Adonai Filho, criticando apenas o fato da linha turismo não funcionar às segundas-feiras. ''O turista não deixa de passear na segunda-feira'', pontua ele.
Pinhão
O turismo rural praticado pelos municípios da Região Metropolitana é visto como mais um atrativo para diversificar o setor em Curitiba. De acordo com Carvalho, que também é presidente do Fórum Metropolitano de Turismo, ainda falta integração entre os municípios da RMC e, até o momento, Quatro Barras, Colombo e São José dos Pinhais são os que oferecem melhor infra-estrutura nos roteiros rurais para o turista.
''O turismo ainda não é encarado como essencial pelo gestor público, que acaba esquecendo de contemplar o setor como deveria no orçamento e implementar e desenvolver ações'', observa. ''Criamos a Rota do Pinhão, há quatro anos, para integrar todos os municípios da RMC que trabalham com o turismo ecológico e dispõem de pousadas rurais. O projeto não morreu, mas precisa investir no roteiro, cada município deve fazer sua parte para que ele se estabeleça de verdade'', informa Carvalho. (F.G.)