O curso mais concorrido e com maior número de inscritos para o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina ) 2018 foi o de Medicina. Houve um total de 6.387 inscritos para 80 vagas, sendo que a concorrência ficou em 144,34 candidatos por vaga no sistema universal. "Historicamente, o curso de Medicina é sempre o que fica em primeiro lugar no ranking em todos os quesitos e, este ano, não foi diferente. A concorrência para os demais cursos oscila ano a ano de acordo com o mercado e realidade do país", comenta Cristiane Medina, coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).

Imagem ilustrativa da imagem Medicina é o curso mais concorrido da UEL
| Foto: Ricardo Chicarelli/Grupo Folha



O segundo curso mais concorrido com relação ao número de candidatos por vaga foi o de Biomedicina, com 32,38 e, em terceiro lugar, Psicologia, com 28,45 candidatos concorrendo a uma vaga. "No entanto, em números gerais, o curso de Direito Matutino ficou em segundo lugar na quantidade de inscritos, com 1.066 candidatos concorrendo a 80 vagas somente para este período". Para 2018, a UEL oferece 2.482 vagas em 53 cursos de graduação e outras 598 vagas destinadas ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para o preenchimento de todas as vagas, a Cops costuma realizar até a 7ª chamada para vagas remanescentes.

No grupo dos treineiros de Direito, Ana Clara Casado, 15, e Tiago Novaes, 16, já projetam o vestibular de 2019, quando irão prestar a prova na condição de vestibulandos. "É um curso que sonhamos em fazer e ter este primeiro contato foi bom porque nos dá uma noção melhor. A prova foi difícil, mas até o ano que vem temos tempo para dedicar-nos para garantir uma vaga", acreditam.

Ano letivo

Por conta das greves que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) passou nos últimos três anos, o calendário passou por diversas adaptações a fim de comportar todo o conteúdo previsto. O ano letivo 2017, que iniciou em abril deste ano, segue até o dia 22 de dezembro e os alunos retomam às aulas no dia 7 de janeiro para finalizar o calendário em 10 de fevereiro. "O Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL definiu que as aulas para o ano letivo 2018 começam no dia 19 de março. Assim, conseguiremos retornar à normalidade das aulas da instituição. Os alunos que passarem neste vestibular, portanto, já ingressam neste dia também", explica a reitora Berenice Jordão.