Muitas variáveis devem ser consideradas antes se optar por um investimento, como a segurança, a liquidez e o período de aplicação. Dentre as possibilidades existentes, o setor imobiliário é comumente apontado como mais seguro, característica reforçada em momentos de instabilidade econômica, como o atual.
A crise acarretou queda de 10% nos valores de venda dos imóveis na nossa região, de acordo com o vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná Regional Norte (Secovi-PR), Nestor Correia. Ele destaca que, mesmo diante da crise, eles continuam como excelente opção de investimento porque as rendas de aluguéis são sempre positivas e a valorização tende a aumentar, ainda que em marcha mais lenta em alguns momentos.
"Quando o mercado está aquecido há uma tendência de crescimento real dos preços e em qualquer crise econômica é inevitável o realinhamento de preços, que no mercado imobiliário foi reduzido em torno de 10%", afirma Correia. Na opinião dele, a localização do imóvel é fator de grande peso na hora de pensar em um investimento, além das necessidades das famílias e o acesso a serviços. "Imóveis residenciais mais próximos do centro, com bom acabamento e área útil de até 100m2 são preferenciais", indica o vice-presidente do Secovi.
Luiz Cláudio Guarda, gerente comercial, e José Carlos Salgueiro, diretor de novos negócios da Artenge, indicam que a aquisição de um imóvel na planta garante um retorno satisfatório, porque, após a entrega, existe uma valorização consequente da habitação. "Imóveis entre 60 e 70 m2 têm mais facilidade de giro, tanto na venda como na locação, geralmente é o primeiro imóvel e tem procura garantida", ressaltam.
O diretor de incorporação do Grupo A.Yoshii, Silvio Muraguchi, destaca que o fato de ser um patrimônio físico e tangível faz do imóvel um investimento seguro e garantido e a escolha do mais apropriado passa pelo tipo de acabamento da obra e pela solidez da construtora responsável. "Um outro importante ponto para garantir o bom investimento é a localização do empreendimento. Uma região de alta valorização imobiliária também contribui com a valorização do imóvel", acrescenta.
Para o diretor comercial da construtora Vectra, Cléber Souza, o atual momento de insegurança econômica beneficia empresas estruturadas, pois exclui a figura do especulador e os aventureiros. Quem pensa em investir também está analisando as oportunidades com mais cautela, visando proteger o patrimônio.
"Dinheiro as pessoas têm, mas estão inseguras. Em momento de insegurança não existe nada melhor que ter um imóvel, porque dinheiro pode ser confiscado, perde valor, a bolsa é insegura, a moeda estrangeira é inconstante", compara.

Imagem ilustrativa da imagem Investimento à prova de crise
| Foto: Sergio Ranalli
Prédios na área central e com foco em múltiplos públicos possuem alta liquidez