Cada aluno terá um chromebook, que substituirá o caderno em algumas atividades, diz Eleazar Ferreira
Cada aluno terá um chromebook, que substituirá o caderno em algumas atividades, diz Eleazar Ferreira



O assunto tecnologia vai muito além dos dispositivos eletrônicos adotados pelas escolas nos últimos anos. Algumas instituições de ensino têm buscado outras ferramentas e soluções digitais para tornar o aprendizado cada vez mais interessante e dinâmico. A novidade mais recente é a chegada do Google for Education a Londrina.
A plataforma da gigante de buscas oferece aos estudantes um ambiente virtual interativo de aprendizagem e, aos professores, um eficiente sistema de gestão educacional. A primeira escola a adotar a metodologia foi o Colégio Londrinense. "Fomos escolhidos pelo Google pela nossa qualidade e proposta pedagógica moderna", conta o diretor geral do Londrinense, Eleazar Ferreira.
Na Sala Google, um espaço ambientado e preparado especialmente para o trabalho com os aplicativos e softwares da plataforma, os alunos serão os grandes protagonistas do próprio aprendizado. Cada um terá um chromebook - uma espécie de notebook -, que substituirá o caderno em algumas atividades e permitirá a interação on-line entre estudantes e professores.
Segundo Eleazar, os professores do colégio estão sendo treinados para utilizar o Classroom, ou Google Sala de Aula. É uma central de controle de turmas, em que é possível os professores distribuírem tarefas e enviar feedbacks sobre o desempenho dos alunos de forma instantânea. O diretor geral do Londrinense destaca que a plataforma poderá ser utilizada para o ensino de todas as disciplinas.
O Colégio Maxi também adotou, recentemente, as ferramentas educacionais oferecidas pelo Google. A professora do laboratório de informática do colégio, Janaína Taís Gardenal, explica que o programa está em processo de implantação na escola. A plataforma, segundo ela, oferece um aprendizado mais rico e interessante. Entre as muitas possibilidades está a realização de excursões a várias partes do mundo em realidade virtual.
"Às vezes, na sala de aula, o professor está falando de determinado país e aconteceu algo recente lá. O material didático não é dinâmico e não vai trazer essa atualização. Mas a sala Google possibilita esse aprendizado em tempo real", acrescenta. Segundo ela, é muito importante trabalhar a tecnologia sempre aliada a um conteúdo desenvolvido em sala. "Sempre nos preocupamos em usar as ferramentas digitais com um propósito pedagógico", afirma. (A.S.)