Acontece na Praça Osório, no centro de Curitiba, até 29 de junho, a Feira do Pinhão. É uma boa oportunidade para o consumidor encontrar, a bons preços, pinhão in natura e cozido, variedades de lanches, quentão, doces, comidas típicas, frutas e artesanato.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, são novidade, nesta edição da feira, a paçoca, bolo e sopa feitos com pinhão. O quentão servido com marshmellow também é uma inovação. Mas, se o cliente preferir, poderá ser tomado puro ou com gemada feita com gema pasteurizada, por recomendação da Secretaria Municipal do Abastecimento.

Não só o pinhão - vendido a R$ 2,80 o quilo - é a grande atração. Os consumidores podem comprar ainda dois quilos de poncã por R$ 1,00. Os produtores esperam vender, na feira, 30 toneladas de pinhão in natura, 10 toneladas de pinhão cozido, 70 toneladas de poncã e 7 mil litros de quentão.

Na praça Osório são, ao todo, 57 barracas que vendem alimentos e artesanato. A agência de notícias da prefeitura aproveitou a época para divulgar duas receitas com ingredientes da época, a poncã e o pinhão. Confira:

- Salada de Poncã
Ingredientes:

- 8 poncãs;
- 2 copos de iogurte natural;
- Sal a gosto;
- Açúcar a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Algumas gotas de limão;
- 1 pitada de canela em pó;
- 1/2 xícara (chá) de salsa crespa picada.

Preparo:
Descasque as poncãs. Corte os gomos ao meio. Misture os demais ingredientes em uma saladeira. Polvilhe com salsa e leve à geladeira por 15 minutos.

- Picadinho de Pinhão
Ingredientes:

- 200g de pinhões cozidos;
- 500g de carne cortada em cubinhos;
- Cebola, alho, pimenta-do-reino e cheiro-verde;
- Sal a gosto;
- Uma pitada de manjerona.

Preparo:
Refogue todos os temperos, deixando-os dourar levemente. Coloque a carne. Junte os pinhões cortados em rodelas muito finas. Acrescente um pouco de água. Deixe cozinhar. Sirva com arroz branco e salada verde com tomates.

SERVIÇO
Feira do Pinhão, até 29 de junho
Local: Praça Osório - Centro.
Horários: das 10 às 22 horas de segunda-feira a sábado. Aos domingos das 14 às 20 horas.