Imagem ilustrativa da imagem 'Ética e Transparência nas Empresas': a 8ª edição do EncontrosFolha
| Foto: Ricardo Chicarelli


Um dos coordenadores da força-tarefa da operação Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, foi um dos painelistas da 8ª edição do EncontrosFolha, com o tema "Ética e Transparência nas Empresas". Ele confirmou que mais de 300 novos inquéritos serão iniciados daqui pra frente em decorrência das delações premiadas do Grupo Odebrecht. A operação completou 3 anos recentemente e 155 acordos de colaboração premiada já foram realizadas com pessoas físicas e 10 de leniência com pessoas jurídicas. Laudos apontam que os prejuízos à Petrobras podem chegar a R$ 42 bilhões. "O Procurador Geral da República solicitou ao Supremo ao menos 300 novas investigações", disse ele à reportagem da FOLHA.

Leia Mais:
EncontrosFolha: o desenvolvimento do Paraná como meta

Ao decorrer que a operação acontece, o procurador salientou que as "forças contra as investigações são muito fortes e se vê diariamente pessoas interessadas em anular algo que promova realmente a limpeza no País". "Foram inúmeras as investidas contra a Lava Jato. No final do ano passado, toda semana estávamos na imprensa denunciando projetos (de lei) que visavam acabar com a operação, ou punindo quem investiga".

Ele cita, por exemplo, a "retaliação no pacote das dez medidas contra a corrupção" propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). O projeto 4850-2016 recebeu uma série de emendas antes de ser aprovado na Câmara dos Deputados. "Eles perderam muito da vergonha, mas ainda tem medo da população. Por sorte, salvo a retaliação que fizeram das 10 medidas, nós não tivemos um prejuízo das investigações, entretanto isso pode acontecer a qualquer minuto", ponderou.

Além do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, Alexandre Fabian - Diretor da Construtora Plaenge - e Marlus Arns - Advogado com atuação na Lava Jato - foram os outros painelistas do EncontrosFolha. Antônio Raimundo dos Santos - Professor Doutor da ISAE/FGV - foi o palestrante principal do evento.

Confira a matéria aqui. Leia o Caderno Especial "Encontros Folha" aqui.