O acesso às tecnologias digitais e à utilização de novas metodologias aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem favorecem o ensino a distância
O acesso às tecnologias digitais e à utilização de novas metodologias aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem favorecem o ensino a distância | Foto: Gustavo Carneiro


A flexibilidade e a possibilidade de estudar no conforto da própria casa têm sido fatores determinantes para muitos profissionais na hora de decidir cursar uma pós-graduação a distância. E as universidades, atentas à demanda crescente, têm aumentado a oferta de cursos nessa modalidade, inclusive as públicas. A UEL (Universidade Estadual de Londrina), por exemplo, oferecerá, neste semestre, seis cursos gratuitos distribuídos em 23 municípios paranaenses. Ao todo, estão abertas cerca de 1,4 mil vagas.

O diretor do Labted (Laboratório de Tecnologia Educacional) da UEL, Pedro Paulo Ayrosa, lembra que o Nead (Núcleo de Educação a Distância) existe desde 2009, mas só em 2011 ofereceu o primeiro curso superior em pedagogia, que formou cerca de 2 mil alunos. "Atualmente, estamos ofertando vagas na pós-graduação. Os cursos têm duração de 18 a 24 meses e a maioria das atividades é realizada por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da UEL. Contudo, as avaliações e atividades práticas são feitas nos polos de apoio presencial", explica.

De acordo com Ayrosa, a oferta de vagas é vinculada ao convênio da UEL com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), programa gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Entre os diferenciais oferecidos estão "o corpo docente altamente qualificado, metodologia inovadora e gratuidade dos cursos". Para o diretor do Labted, a popularização desse modelo de ensino se deve ao maior acesso às tecnologias digitais e à utilização de novas metodologias aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem.

"A EaD vai continuar sendo ampliada e integrada ao ensino presencial, proporcionando flexibilidade tanto de tempo quanto de espaço geográfico para a realização de estudos de nível superior", opina. Ayrosa diz acreditar que a educação a distância é um caminho sem volta e a ampliação da oferta de cursos na modalidade é uma consequência natural do avanço das tecnologias e da necessidade de formação dos cidadãos.

As especializações EaD ofertadas neste semestre na UEL são em Tecnologias de Informática na Educação (150 vagas - inscrições se encerram nesta quinta-feira, dia 20), Química para Educação Básica (120), Ensino de Inglês para crianças (300), Ensino de Biologia (300), Educação Física na Educação Básica (150), e Educação Física Inclusiva (390). As vagas estão divididas em polos, mas não é obrigatório residir na cidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de agosto, neste endereço. A taxa de inscrição é de R$ 81 e as aulas começam em novembro.

Cursos EAD são até 40% mais baratos
Quem deseja cursar um MBA em uma das instituições de administração e negócios mais conceituadas do país, mas não dispõe do investimento necessário para se matricular em um curso presencial, pode economizar até 40% na mensalidade se optar por fazer uma especialização a distância. É o que afirma o coordenador comercial da Isae/FGV em Londrina e Curitiba, Carlos Alberto Petersen Gomes. Segundo ele, a instituição oferece quatro MBAs executivos na modalidade EaD: Marketing, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

Os cursos possuem duração média de 14 meses. Durante esse período, são realizados ao menos três encontros presenciais para a realização de provas e seminários. A instituição atua há 19 anos em Londrina e este ano passa a oferecer no polo, também, as atividades presenciais das especializações a distância. Segundo Gomes, a FGV oferece quatro entradas no ano e, normalmente, fecha turmas de aproximadamente 100 alunos em Londrina e Curitiba. "A qualidade dos cursos é a mesma, assim como o certificado", afirma. Mas é preciso dedicação, porque o nível de exigência é alto. Além de mensalidades mais acessíveis, há a possibilidade de parcelamento do valor do curso em até dois anos. Mais informações estão disponíveis neste endereço.

GRUPO POSITIVO

A partir de 2018, todos os cursos de Educação a Distância da Universidade Positivo, que assumiu o comando da Faculdade Arthur Thomas neste mês, serão ofertados em Londrina. O diretor de marketing e relacionamento da universidade, Ronaldo Hofmeister, diz que a instituição possui 10 especializações nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, e Tecnologia da Informação.

"O EaD é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil, principalmente porque as pessoas perceberam que é uma forma segura de ensino. Em Londrina, a prioridade da Universidade Positivo – Faculdade Arthur Thomas é oferecer a educação de excelência pela qual é reconhecida em todas as modalidades", observa. As inscrições para os cursos serão abertas entre os meses de outubro deste ano e fevereiro de 2018. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 004 5400.