Imagem ilustrativa da imagem Ensino bilíngue é tendência



A nova geração de alunos, nascida na internet e em um mundo "touch" e sem fronteiras, tem feito muitas escolas repensarem o formato de ensino e incluírem em seus currículos programas bilíngues. É consenso entre os especialistas que, durante a infância o aprendizado de um segundo idioma ocorre de maneira muito mais fácil e natural. Pessoas que são alfabetizadas em duas línguas saem na frente ao concorrerem a uma vaga de emprego, concurso público, ou bolsa de estudos em outros países.
Foi exatamente o que fez Stefano Barrancos Basso, de 24 anos, graduado nos cursos de Administração e Marketing da Freed-Hardeman University, no Tennessee, Estados Unidos. Ele conta que ter estudado em uma escola com conteúdo bilíngue do terceiro ao oitavo ano, foi crucial para que ele adquirisse fluência no inglês e conseguisse, anos mais tarde, uma bolsa de estudos fora do país. Durante a graduação, ele conquistou prêmios - entre eles o de melhor aluno de Marketing da universidade - e reconhecimentos pelo bom desempenho acadêmico.
Segundo a diretora da St.James’ International School, Márcia Kobayashi, o ensino do inglês é obrigatório a partir da educação infantil. "Trabalhamos com um processo de imersão, em que os alunos têm contato com a língua diariamente. Nosso objetivo é fazê-los bilíngues no idioma mais conhecido e aceito no mundo", afirma. Os professores da escola, segundo ela, possuem certificação internacional em linguística.
Na avaliação de Márcia, o ensino bilíngue não tem mais volta, é uma tendência que veio para ficar. "O inglês é ferramenta para um mundo sem fronteiras. É requisito imprescindível na formação de um sujeito com visão multicultural", argumenta. Para a diretora, "é inaceitável" nos dias de hoje um profissional que não tenha competência na língua inglesa, capacidade de argumentar e expor suas ideias no idioma que é considerado universal.

EXPERIÊNCIAS QUE ENSINAM
Tendo o desenvolvimento integral das crianças e o aprendizado por meio de experiências como prioridade, a Maple Bear Canadian School traz uma proposta de ensino bilíngue diferenciada. Segundo a proprietária, Andrea Pizaia Ornellas, a escola, que atende a escola, que atende alunos do Ensino Infantil até o 3º ano do Fundamental trabalha com a imersão total na língua inglesa, que é introduzida nos primeiros anos de forma natural e lúdica.
A alfabetização em português e em inglês começa a partir dos 5 anos. Disciplinas como ciências e parte do conteúdo de matemática são ensinadas em inglês. A carga horária no Ensino Fundamental é dividida pela metade entre os dois idiomas. Mas o diferencial não está apenas no ensino bilíngue, afirma Andrea. "Aqui, as crianças colocam a mão na massa. Elas aprendem brincando, fazendo experiências", explica.