O lugar preferido do casal Fernanda e Carlos Alberto Richa na cidade de Curitiba é o Parque Barigüi. Morador do Mossunguê, região próxima ao Shopping Barigüi, o atual prefeito freqüenta o local para correr e passar tempo com os filhos. ‘‘É um espaço onde estou em paz. Um ambiente agradável. É lá que eu faço minhas corridas. Tem muita gente lá. É um espaço bem gostoso’’, diz. ‘‘Tenho visto que nos últimos anos tem tido um aumento no número de pessoas que freqüentam o parque’’, observa.
  O lugar será alvo, inclusive, de um dos projetos de campanha do candidato: a limpeza do lago. ‘‘Fizemos várias obras de melhoria e conservação do parque: a grama sempre cortada, o paisagismo. Está um lugar bem agradável’’, avalia.
  Beto Richa e Fernanda se conheceram em Guaratuba, durante as férias de verão. Seis meses depois se casaram na Igreja Bom Jesus, no Cabral, em 1985. O casal tem três filhos: Marcello, 22 anos, André, 18 anos e Rodrigo, 13 anos, que nasceram na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, na Rua Visconde de Guarapuava. Fernanda é advogada formada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em 2002. É segunda filha de Tomaz Edison e Didi Bernardi Vieira.
  A família Richa também costuma ir ao cinema do shopping e restaurantes, em especial, o Madalosso. ‘‘Quando a agenda permite’’, diz Richa, que ainda vai com freqüência almoçar no Clube Curitibano.
  O atual prefeito também é sócio do Graciosa e do Santa Mônica, lugares nos quais costuma ir com os filhos. A rotina de Richa está ligada a região do Mossunguê. Aos domingos o prefeito vai à missa nas igrejas do Trabalhador ou São João Precursor. E durante a semana Richa se exercita na Companhia Athletica, que fica no Park Shopping Barigüi. Ele também já foi morador do Batel.
  A política fez Richa deixar para trás uma de suas paixões, o automobilismo. Além de correr no Barigüi, o prefeito gosta de acelerar nas pistas. Ele foi campeão de kart em 1984 e já venceu as 500 milhas de Londrina, prova que deve voltar a disputar este ano.
  Nascido em Londrina, em 1965, Richa viveu a infância entre a cidade natal e Brasília, cidade em que morou durante os mandatos de deputado federal e senador do pai, o ex-governador do Paraná, José Richa. Ele é o segundo dos três filhos de Arlete e José Richa. Só aos 17 anos Beto se mudou definitivamente para Curitiba, quando o pai foi eleito governador. Terminou o Ensino Médio no Colégio Bom Jesus e foi aprovado no vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde se formou engenheiro civil. No entanto, Richa não seguiu a carreira de engenheiro. Como o pai, entrou para a política. Aos 29 anos se elegeu deputado estadual. Cumpriu dois mandatos na Assembléia Legislativa.
  Foi eleito vice-prefeito na chapa de Cassio Taniguchi em 2000 e assumiu, no primeiro ano de mandato, a Secretaria de Obras Públicas. Candidatou-se ao governo do Estado em 2002, contra o atual governador Roberto Requião (PMDB) . Não se elegeu e voltou à vice-prefeitura. Em 2004 se elegeu prefeito de Curitiba.
  Depois de quatro anos, Richa diz estar satisfeito com o que fez. ‘‘A gente não vai ter a cidade 100% acabada. Mas conseguimos cumprir 90% do plano’’, avalia. ‘‘Posso dizer que eu me sinto realizado, me sinto tranqüilo com o que foi feito e principalmente com os compromissos que foram honrados. Não ficaram assim grandes coisas para trás’’, completa.