Se o frio costuma provocar a alta de muitos produtos alimentícios, pelo menos um ítem, a tainha, tem o preço médio mais acessível no inverno. Nessa época, devido ao processo migratório, esse peixe aparece em abundância na nossa costa marítima, lembra o chef-proprietário Luciano Karam, do Restaurante Albatroz, de Curitiba. Não é à toa que nos meses mais frios do calendário são realizados festivais em homenagem à tainha.
O Albatroz, por exemplo, aproveitou a temporada para incrementar o cardápio com pratos que possuam a tainha como prato principal. ''Nós já estamos elaborando novas receitas com este fruto do mar. Esperamos que a procura aumente nos quatro meses mais frios de Curitiba'', diz.
De acordo com Karam, a carne firme da tainha é ideal para que os temperos penetrem com facilidade e a deixem com um sabor único. ''Além disso, as ovas deste tipo de peixe são uma iguaria à parte, muito usada para o recheio do peixe, patês ou em petiscos muito saborosos e de paladar característico'', destaca.
Karam informa que muitas pessoas costumam fazer a tainha em casa. Mas é bom ter cuidado. Segundo ele, é preciso ter cautela na hora de comprar o peixe, segundo o especialista. ''Os olhos devem estar brilhantes e salientes, não podendo estar secos ou murchos. O corpo deve estar firme, sem machucados, e a pele brilhante'', ressalta.
O chef-proprietário do Albatroz preparou uma receita exclusiva para a FOLHA, a Tainha na Telha. Acompanhe nesta página.

SERVIÇO
Restaurante Albatroz fica na Rua Matheus Leme, números 2869 ou 2941. Mais informações no site www.restaurantealbatroz.com.br