Desde cedo, o estudante precisa seguir regras não só na escola, mas também em casa
Desde cedo, o estudante precisa seguir regras não só na escola, mas também em casa | Foto: Pedro Henrique Matsuo/Divulgação



As aulas começam em breve e, com elas, uma rotina de afazeres e compromissos a serem cumpridos. Para evitar sobrecarga e estresse entre os estudantes é importante que os pais sentem-se com os filhos e estabeleçam, juntos, uma agenda de tarefas diárias. Com horários pré-determinados para cada atividade fica mais simples administrar todas as responsabilidades e reservar momentos para o lazer e descanso.

A psicóloga Camila Luiz Luporini afirma que, na sociedade atual, ficou mais difícil estabelecer regras e disciplina, especialmente para as famílias formadas por pais que trabalham fora o dia todo e não podem supervisionar os filhos em tempo integral. Mas ninguém precisa se sentir culpado. Camila garante que, mesmo de longe, é possível criar uma rotina de estudos para os pequenos.

Para isso, basta colocar regras, tanto para os deveres da escola, como para ver televisão, brincar, comer e ir dormir. "Os pais que trabalham muito tentam suprir a ausência e, às vezes, perdem o controle", argumenta a psicóloga. A falta de organização resulta em baixo desempenho escolar. Por isso, o comportamento deve partir primeiro dos próprios pais. "Não adianta cobrar disciplina dos filhos e não ser exemplo", avisa.

Camila orienta que a agenda seja criada em conjunto. Quando a criança é muito pequena, os pais devem direcionar os horários e deveres. Com o tempo, a rotina poderá ser organizada pelo próprio estudante e apenas supervisionada pelos pais. Para as famílias que têm pouco tempo juntas, a psicóloga recomenda manter regras bem estabelecidas durante a semana e aproveitar os fins de semana para realizar passeios e atividades prazerosas.

A diretora pedagógica da Clover Montessori, Regina Mangeot, destaca que é fundamental os pais conversarem com os filhos sobre a importância da escola. O significado que a instituição de ensino tem para a família é refletido na criança. Regina explica também que, desde cedo, o estudante precisa seguir regras. "Pontualidade e assiduidade são coisas que aprendemos desde pequenos", cita. Não mandar o filho para a escola só porque está chovendo não é justificável, assim como querer fazer tudo no lugar da criança. "Hoje, reina a lei do mínimo esforço. Mas, quanto mais os pais fazem para os filhos, mais incapazes os tornam, pois não aprendem a fazer por si mesmos", justifica.

Além de criar uma rotina, é preciso garantir o cumprimento daquilo que foi acordado. "O que a mãe ou o pai negociou tem que ser feito", enfatiza. A recomendação é que uma tarefa só pode começar quando a anterior foi concluída. Regina cita ainda que não é necessário dar "prêmios" para a criança por cada atividade completada. Claro que a agenda deve ser alternada entre momentos de estudo, lazer e descanso. Mas, ela adianta, videogame, celular e televisão são atividades muito passivas e contribuem pouco para o desenvolvimento.

Estabelecer regras e uma rotina desde cedo pode até parecer algo duro demais, mas a verdade é que só traz benefícios. Com o tempo, a rotina deixa a criança mais veloz e as atividades são realizadas com mais facilidade. "A disciplina não a ajudará apenas na escola, mas em toda a sua vida", ressalta. Os pais que asseguram o cumprimento de tarefas preestabelecidas e respeito aos horários consequentemente fortalecem a criança emocionalmente. "Estão dizendo aos filhos que eles são capazes", explica.

NADA DE PROCRASTINAR
O estudante do primeiro ano do Ensino Médio João Vitor Bertoletti Juliani, de 14 anos, costuma fazer as tarefas da escola sempre no mesmo dia em que elas foram passadas pelos professores. "A matéria ainda está fresca na memória", justifica. Para as provas, ele conta que estuda com antecedência para não ter que revisar todo o conteúdo de uma só vez na véspera do exame e se deparar com dúvidas. Juliani vai à escola pela manhã e concilia as atividades no contraturno, como o inglês e o futebol, com as tarefas escolares. "Prefiro fazer tudo à tarde para ter a noite livre", conta.

Mas o aluno confessa que nem sempre foi assim. Ele confirma que sempre gostou de estudar, mas foi no ano passado que conseguiu organizar melhor a rotina diária e ter mais disciplina. "Ficou muito melhor pra mim, não fico sobrecarregado", afirma. A mãe, Juliane Maria Bertoletti Juliani, diz que orienta, mas confia aos filhos – ela também tem uma filha de 17 anos - a responsabilidade que cada um carrega no dia a dia. "Eles têm uma rotina e horários a cumprir, mas, como trabalhamos fora, deixo a cargo deles. Nunca fiquei olhando se fizeram ou não a tarefa", conta.

Segundo Juliane, os dois filhos sempre foram disciplinados e bons alunos. "Damos as responsabilidades, apoiamos, mas deixamos que eles se organizem sozinhos", pontua. Ela afirma que adota essa postura desde quando ambos eram crianças. "Tentamos supervisionar sem tomar a frente, incentivamos que eles resolvam os problemas por conta própria", diz. Mas ter boas notas não basta para os pais. A mãe conta que também procura a escola para saber como é o comportamento dos filhos durante as aulas, se eles respeitam os professores, se são educados com os amigos e inspetores. "Sempre ouvi coisas boas", comemora.

Organização e rotina são hábitos que a família construiu ao longo dos anos. Juliane conta que pais e filhos acordam diariamente às 5h40 para tomar café da manhã juntos antes de cada um seguir para seus afazeres. Na hora do almoço, nem sempre dá para fazer a refeição em família, mas no jantar todos se reúnem novamente. "Procuramos conversar com eles, colocá-los a par dos nossos compromissos, da realidade do dia a dia. É importante essa troca", argumenta.