Nossa preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia e se agrava quando vivenciamos situações vulneráveis, como as fortes chuvas de janeiro que deixaram estragos no Paraná. Felizmente, inúmeros profissionais têm se dedicado a buscar soluções para estes problemas e cresce o número de especializações focadas na sustentabilidade.
A Unopar oferece, há três anos e meio, especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental e MBA em Gestão Ambiental. O coordenador dos cursos, Fábio Tomoyose, diz que a procura pelas pós-graduações na área tem crescido, amparada na visibilidade da questão ambiental no Brasil e no mundo.
"Qualquer cidadão já pode sentir os efeitos da ação humana no meio ambiente. Cada vez mais esforços são empreendidos pelos governos, organizações e pela própria sociedade, para a preservação dos recursos naturais. Com isto, soma-se a necessidade de profissionais capacitados a entender e a propor soluções", expõe Tomoyose.
O coordenador ressalta que a preocupação com o meio ambiente não é, no entanto, uma questão nova. Grandes conferências mundiais são realizadas há décadas, desde a primeira, em Estocolmo, em 1972, e a Eco-92, no Brasil. A sustentabilidade já invadiu até mesmo os ambientes corporativos.
"Sob a ótica dos negócios, uma empresa reconhecidamente sustentável possui maior valor aos olhos dos investidores e de uma sociedade cada vez mais consciente dos problemas ambientais", destaca ele.
O coordenador do programa de mestrado em engenharia ambiental da UTFPR campus Londrina, Edson Fontes de Oliveira, conta que a profissão nasceu nesse contexto, diante da necessidade de formar um profissional que agregasse o conhecimento de diversas áreas (como biologia, física, química) e tivesse como foco a busca de soluções para problemas do dia a dia.
"Precisava-se de uma área, de um profissional, que conseguisse articular essas informações todas, e a engenharia acabou assumindo esse papel. O engenheiro ambiental trata de projetos para resolver questões práticas, como na grande chuva recente em Londrina, quando vimos o problema seriíssimo do escoamento de água", exemplifica.
A graduação na área surgiu primeiro na UTFPR, em 2008, e apenas três anos depois o departamento percebeu a oportunidade de oferecer a pós stricto sensu. O objetivo, agora, é viabilizar um doutorado na área até 2017.
O professor explica que graduados em diversos cursos podem se habilitar para o mestrado em Engenharia Ambiental. Ele destaca todas as engenharias, biologia, ecologia, química, física, matemática, geologia, entre outros.

NOVIDADE
Notando a crescente procura por cursos voltados para o meio ambiente e atendendo a uma demanda dos graduados em engenharia civil, a Unifil acaba de lançar a especialização em Engenharia e Sustentabilidade. "Ela envolve toda a parte de respeito ao meio ambiente, daquela engenharia voltada para a adequação das cidades, para atender aos portadores de necessidades especiais, tudo isso", explica a pró-reitora de pós-graduação e iniciação à pesquisa, Damares Biazin.