Para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, há 100 anos, a comunidade nipo-brasileira de Curitiba preparou uma série de atividades para esta semana. Ontem, foi assinado um protocolo de intenção de união de sete entidades, em sua maioria ligadas a práticas esportivas, para a criação de uma instituição mais forte e única. Hoje, às 10 horas, será inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Teruko Beltrão, uma homenagem da Prefeitura de Curitiba à comunidade nikkei. Às 11h30 será celebrado, na Praça do Japão, um culto ecumênico para monges budistas e shintoistas e a noite tem início a Semana da Mostra de Cinema Japonês, na Cinemateca.
Para o presidente da comissão do Imin 100 Sul Paraná, Jorge Yamawaki, trata-se de ''um momento importante para reverenciar os imigrantes pioneiros que, com muito trabalho e sacrifício conseguiram tornar a comunidade nikkei reconhecida pela sociedade brasileira''. Ele também agradeceu a acolhida da comunidade brasileira aos imigrantres que fizeram desse país sua pátria.
O grande evento da semana, o Imim Matsuri, será realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho no pavilhão de exposições do Parque Barigui. No local, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa e provar sua culinária. O evento funcionará das 18 às 22 horas na sexta-feira e das 11 às 22 horas no sábado e no domingo.
Na próxima segunda-feira, às 10h30, será entregue a obra de revitalização da Praça do Japão com presença de uma comitiva da província de Hyogo (estado irmão do Paraná). Também será lançada a pedra fundamental do Parque do centenário, que será construído no bairro Uberaba, e haverá o lançamento do selo comemorativo do Imin 100.
Ainda no dia 23, às 14 horas, a Assembléia Legislativa presta sua homenagem à comunidade nipo-brasileire em sessão solene e às 19h30 será realizado um jantar de confraternização para 2 mil pessoas no restaurante Madalosso em homenagem ao centenário da imigração. No dia 25 de junho, o Museu Oscar Niemeyer abre a exposição ''Arte Japonesa, do Moderno ao Contemporâneo'', que permanece até o dia 5 de outubro.