Enquanto a região Sul continua como aposta – a Plaenge, por exemplo, acaba de adquirir terreno de 20 mil metros quadrados na Gleba Palhano – as regiões norte e leste aparecem em investimentos de grande parte das construtoras. Esta última tornou-se mais visada após a instalação da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e de um shopping, chegando a atrair um bairro planejado, com quatro residenciais, em obras pela construtora Paysage.
A A.Yoshii já conta com produtos lançados na zona leste. "Lançamos produtos com excelente localização, o que garante comodidade aos moradores, que passam a contar com diversos serviços à sua volta", destaca o diretor de incorporação do grupo, Silvio Muraguchi. Ao mesmo tempo, a empresa tem investido em dois empreendimentos na zona norte, enquadrados no programa federal Minha Casa Minha Vida.
A Artenge também tem dedicado obras a uma região de alto desenvolvimento, próxima à Avenida Inglaterra, entre as regiões leste e sul. A construtora praticamente desbravou a área e já conta com cinco empreendimentos no local, sendo que mais um lançamento está para sair, com características de primeiro imóvel. O gerente comercial da empresa, Luiz Cláudio Guarda, afirma que os empreendimentos têm tido sucesso. "Ali vendemos tudo e dentro do prazo que a gente precisava", comemora.
A Yticon também tem apostado nas três regiões citadas. Segundo o gerente da empresa, Leonardo Schibelsky, antes do início de uma obra a construtora avalia a localização do terreno, as vias de acesso, a estrutura do comércio e serviços ao redor, além da possibilidade de acomodação das áreas de lazer.
"Também analisamos, por meio de pesquisa de mercado, a oferta e a demanda de cada produto a ser lançado junto à população da região", completa. Schibelsky considera que o Plano Diretor auxiliou na abertura de novas áreas. "Conseguimos buscar áreas com valores mais condizentes com a realidade do mercado atual."

NICHO
A construtora Vectra tem buscado investir em regiões pouco exploradas, porém, sem abandonar a região Sul, onde anunciou, recentemente, o bairro planejado Gleba Esperança, localizado após os condomínios fechados da região. De acordo com o diretor comercial, Cléber Souza, pesquisas internas têm apontado locais há tempos inexplorados por construtoras.
"Temos investido nesses locais. A região do Alto do Pinheiros, por exemplo, vendeu muito e o próximo lançamento será no bairro próximo ao Country Club, até o final do ano", conta. Para ele, em um momento de instabilidade, os investimentos têm de ser assertivos.

Imagem ilustrativa da imagem Construtoras diversificam áreas de atuação
| Foto: Rei Santos
Bairro planejado, com quatro residenciais, é uma das apostas da construtora Paysage