Sashimi de tilápia, um dos pratos preferidos pelos londrinenses adeptos à culinária japonesa, na verdade não existe no Japão. Por razões naturais, no arquipélago os sashimis são predominantemente de peixes do mar. Da mesma forma, outros pratos da comida japonesa feitos no Brasil também são repletos de adaptações genuinamente brasileiras.
  Isso contribuiu para que se preservasse a essência do sabor entre os imigrantes. O molho de soja (shoyu) e a pasta de soja (missô), base de muitos pratos, os japoneses sabiam fazer. Os demais ingredientes muitas vezes eram substituídos por produtos nacionais.
  Essa integração nos sabores, hoje, tem facilitado a adesão dos brasileiros à gastronomia oriental. Sushis menos adocicados, udon com mais shoyu, vagem no tempura e novas verduras no sukiyaki, são exemplos de adaptações.
  É o que acontece no restaurante Matsuri, onde o conceito de fast food aliado à culinária nipônica proporciona pratos acessíveis no preço e no sabor.
  Já no restaurante Akira, o extenso balcão self-service é um típico exemplo da comida nipo-brasileira, onde tabule, sushi e lasanha dividem espaço no mesmo prato.
  Também vale à pena conferir um buffet self-service, mais requintado e com sabor um pouco mais ‘‘japonês’’: o Kabuto. O cliente tem à disposição uma grande variedade de sushis e pratos quentes e frios.
  Misturando tradição e culinária moderna, o cardápio do Sushi House tem uma linha mais leve, com menos frituras e sabores mais suaves.
  Outra casa que respeita os sabores originais nipônicos em seus pratos, é o restaurante Kyodai. Único da cidade a servir o chabu-chabu, espécie de fondue japonês, o Kyodai tem sido considerado o mais tradicional devido ao tempero de seus pratos, bastante próximo ao original japonês.
  O Minato, mais antigo restaurante japonês da cidade, mistura de tudo: a adaptação ao paladar e aos ingredientes brasileiros em alguns pratos, a tradição em outros (como no teishoku), comidas simples como o tempura e mais sofisticadas como os sashimis.
  Com tanta variedade de pratos e estilos, o melhor mesmo é provar um de cada, para cada pessoa definir as próprias preferências. Mesmo porque, muito mais do que uma moda passageira, a culinária japonesa chegou a Londrina junto com os imigrantes, e para ficar.