Na sala, o tamanho do tapete deve ser proporcional ao sofá, que pode avançar pelo menos 20 centímetros sobre ele; como no projeto desta sala, assinado pela equipe da E3 Arquitetura
Na sala, o tamanho do tapete deve ser proporcional ao sofá, que pode avançar pelo menos 20 centímetros sobre ele; como no projeto desta sala, assinado pela equipe da E3 Arquitetura | Foto: Divulgação



Com tantas opções de cores, texturas, estampas, formatos, tamanhos, materiais e preços, escolher tapetes para a casa pode ser um grande desafio. Isso porque não basta eleger uma cor preferida e a textura mais agradável ao toque. É preciso levar em consideração muitos outros critérios para cobrir o chão com estilo e conforto, sem comprometer o resultado final da decoração ou a funcionalidade dos ambientes.

Mais do que um elemento de decoração, o tapete tem várias funções práticas: aquece ambientes com pisos mais frios como o porcelanato, melhora a acústica na sala de TV ou home theater, esconde eventuais defeitos no chão, abafa ruídos, protege o chão de riscos e permite alterações rápidas e fáceis na decoração. "O tapete ainda integra os elementos do ambiente, por exemplo, numa sala, ele vai integrar o sofá, a mesa de centro e as poltronas. Além disso, ele delimita os espaços. Em salas maiores, é possível colocar um tapete na sala de jantar e outro na sala de estar, delimitando esses dois espaços", explica a arquiteta Eveline Maciel. Vale lembrar que ambientes próximos não devem ter tapetes iguais. O ideal é buscar um denominador comum entre eles: pode ser a cor, a textura, a estampa. Também é possível trabalhar com peças do mesmo tom, mas com tramas e alturas variadas.

TAMANHO
Para cumprir todos esses papéis, é importante que o tapete esteja em harmonia com os demais elementos do ambiente. Segundo Eveline, um dos fatores mais importantes é o tamanho. "O tapete deve ser proporcional ao tamanho do ambiente e esse é o maior erro na hora de colocar um tapete. Às vezes, uma sala enorme recebe um ‘tapetezinho’, ou numa sala pequena colocam um tapete muito grande", alerta a arquiteta.

A maneira mais fácil de acertar no tamanho é considerar que o tapete seja proporcional ao maior móvel do ambiente. Assim, na sala o tamanho do tapete deve ser proporcional ao sofá, mas suficiente para abrigar todos os móveis, ainda que não totalmente. "O sofá não precisa estar inteiro sobre o tapete, mas deve avançar pelo menos 20 centímetros sobre ele", ensina Eveline. Já na sala de jantar, a proporção deve ser em relação à mesa, pelo menos 70 centímetros a mais em cada lado. "Assim, as cadeiras podem ser movimentadas para sentar e levantar, sem sair para fora do tapete e correr o risco de tropeçar e cair. O ideal seria um metro em volta da mesa", sugere.

De acordo com a arquiteta, no hall de entrada o tapete deve estar no centro, deixando uma borda de piso em volta. Num quarto de casal, o tapete deve sobrar nas laterais e também nos pés da cama. Num quarto de solteiro, onde a cama costuma ser encostada na parede, o tapete deve pegar a lateral e os pés, deixando uma faixa de piso entre o tapete e a parede.

Dicas para acertar na escolha

Na hora de eleger a cor do tapete, é preciso levar em consideração as cores já presentes no ambiente. "Se for um ambiente com poltronas, sofás ou alguma colcha com muita estampa, não é interessante usar tapete estampado. É melhor o liso para não brigar com outras texturas. Além disso, o tapete liso é mais fácil combinar", afirma a arquiteta Eveline Maciel. Os tapetes estampados e os lisos coloridos são muito bem-vindos em ambientes descontraídos e modernos.

"O ideal é fazer uma composição com as cores que já existem no ambiente, em almofadas e objetos, ou trabalhar com contrastes. Se o sofá é mais escuro, pode-se trabalhar com um tapete mais claro e vice-versa. Também é importante ter esse contraste com o piso, ou o tapete pode desaparecer no ambiente", ressalta Eveline. Vale lembrar que tapetes de tom escuro diminuem o ambiente, não sendo recomendados para salas pequenas; já os de tons claros conferem a sensação de amplitude.

Segundo ela, os tapetes em tons neutros são os mais utilizados porque combinam com qualquer ambiente. "Quem tem medo de errar na cor, pode apostar no neutro. Também para ambientes mais clássicos, mais tranquilos, os neutros caem muito bem. Outra opção para ambientes clássicos são os tapetes persas, que são muito utilizados", destaca.

Os tapetes orientais, ou persas, como costumam ser chamados, representam uma arte milenar e, por isso, são considerados verdadeiras obras de arte. Quanto se utiliza um tapete desses, ele deve ser o destaque do ambiente. "Não precisa combinar com nada, mas é claro que eu não vou colocar um sofá muito estampado sobre um tapete persa. É ele quem deve brilhar naquele ambiente", pondera o arquiteto e professor do curso de Design de Interiores da Unopar, Wagner Donadio.

TEXTURAS
Segundo ele, tapetes mais requintados, como os persas, são ideais para a área social da casa, onde também são adequados os tapetes mais baixos. "É importante sempre levar em consideração a função do ambiente. Na área social, você vai receber as pessoas. Se o tapete for muito alto, elas podem enroscar o salto. A sala de jantar é um local onde alimentos e bebidas podem cair no tapete, precisa ser um material fácil de limpar". Assim, os tapetes mais macios e os de pelos altos devem ser reservados para as áreas íntimas da casa. "Quartos e sala de TV devem ser confortáveis. É importante que o tapete tenha uma textura agradável porque as pessoas pisam descalças ali", argumenta Donadio. (J.G.)