Imagem ilustrativa da imagem Clima e economia



"Como as mudanças climáticas desafiam o crescimento econômico". Esse é o tema do 9º EncontrosFolha, que será realizado nesta sexta-feira, 28, pelo Grupo FOLHA. O evento terá como palestrante o engenheiro agrônomo e professor do ISAE FGV Cleverson Vitório Andreoli. E ainda os seguintes painelistas: André Costa Nahur (coordenador do programa mudanças climáticas e energia do WWF-Brasil); Mauro Corbellini (coordenador de mudanças climáticas da Sema-PR); Junior Ruiz Garcia (diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Regional Sul); e Miderson Zanello Milleo (ex-prefeito da cidade de Taquarituba). O evento tem o patrocínio da Construtora Vectra e do ISAE FGV.

"Temos visto nos últimos anos ocorrerem mudanças no clima que têm impactado muito o desenvolvimento sustentável. E digo sustentável no sentido mais amplo: econômico, social, ambiental e cultural", afirma o superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía ao justificar a escolha do tema do encontro. Na opinião dele, a grande maioria dos empresários brasileiros não relaciona diretamente o clima à sua atividade principal. "E aí que está o problema, já que as mudanças climáticas estão impactando não só as atividades que dependem do clima diretamente, como é o caso da agricultura, mas também muitas outras que estão relacionadas indiretamente ao clima."

Conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente é o principal desafio para a sustentabilidade, avalia José Nicolás Mejía
Conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente é o principal desafio para a sustentabilidade, avalia José Nicolás Mejía | Foto: Gustavo Carneiro/30-06-2017



Mejía ressalta que os eventos climáticos geram um custo "imenso" ao Poder Público. E que esse custo não está contemplado nos orçamentos dos municípios, nem dos Estados, afetando ainda mais as já debilitadas finanças governamentais. "Por isso, o desenvolvimento econômico deve ser sustentável. Podemos ter crescimento econômico responsável, sem necessidade de depredar o meio ambiente", diz o superintendente. Para ele, o principal desafio no caminho da sustentabilidade está relacionado à educação. "Devemos criar consciência na população sobre as implicações de nossos atos no dia a dia. São as pequenas mudanças em grande escala que farão a diferença", salienta.

Ao chegar a 9ª edição do EncontrosFolha, Mejía avalia que o Grupo FOLHA tem conseguido atingir seus objetivos, de promover a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento de Londrina e região. "Conseguimos incluir as lideranças no debate e fazer com que a sociedade participe ativamente. E o mais importante é que os encontros não se limitam a mostrar os problemas e desafios, mas também a propor soluções, promovendo ações e cobrando resultados. É isto que tem feito o EncontrosFolha ocupar hoje um lugar importante na agenda de desenvolvimento do Paraná", afirma.

A primeira edição do evento debateu os rumos da economia e foi realizada em junho de 2014. Desde então, foram realizadas outras sete edições, cujos temas foram: logística; mão de obra; tecnologia da informação; agronegócio; sustentabilidade empresarial; indústria, comércio e serviços; e ética e transparência.

SERVIÇO

9º EncontrosFolha
Auditório Aurora Shopping (4º andar)
Av. Ayrton Senna da Silva, 400

Ingressos:
Televendas 0800 400 7011
Loja Classificados (Rua Piauí, 241)