Supremo Tribunal Federal
Qual é o verdadeiro papel de um juiz enquanto juiz? Julgar de acordo com a lei vigente, pronto, simples assim. Um juiz, vir a público dando opiniões e expondo seus pensamentos, relativos a questões em casos judiciais, foge completamente à sua função, porque ele não é o dono da verdade. Tanto assim que num colegiado de juízes, como por exemplo no STF, dificilmente se consegue unanimidade nos seus votos durante julgamentos. Ultimamente temos visto um ou outro membro de tribunais, vindo a público defender teses, de situações correntes. A mim me parece que para isso temos advogados e também nossos representantes no Legislativo, com mandato, para exercer essa função. Tem uma frase muito conhecida no mundo jurídico que diz: "Se não está nos autos, não está no mundo". Pois bem, quem vai julgar o que está nos autos é um juiz, pois que ele se atenha absolutamente aos autos. Fora disso está extrapolando suas funções, e se achar que algo não está bem, pois que procure os meios que a lei estabelece para exercer sua cidadania.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) – Londrina

‘Tutti buona gente’
Eu nunca vi aparecer tantos seres humanos bons igual nessa época de campanha eleitoral. É um tal de eu vou fazer isso, eu quero ser o seu representante, eu vou lutar pelo seu bairro, eu resolver esta ou aquela situação, enfim, é um verdadeiro pacotaço de bondades. Ah, cambada de embrulhões! Sugiro que não venham se apresentando como as almas mais honestas da cidade, despejando uma vasta quantidade de dejetos, pois os nossos ouvidos não foram criados no corpo humano para ter a função de fossas sépticas.
LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Inclusão já!
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, nos deparamos com muitas pessoas preconceituosas, que não entendem o fato de algumas pessoas terem certas dificuldades ou alguma deficiência física. Mesmo os professores se especializando nesta área, ainda falta muito para melhorar a vida dessas pessoas. Entre elas, mais calçadas com rampas, mais escolas especializadas, mais oportunidades de emprego e o principal: menos pessoas preconceituosas. É preciso investir em esportes e lazer, a fim de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Vamos aproveitar o assunto e torcer por nossos brasileiros que irão participar dos Jogos Paralímpicos, que merecem todo nosso respeito, pois são pessoas que se superam a cada dia, que quebram barreiras que a vida lhes impõem todo dia. Enfim, já são verdadeiros vencedores!
JÉSSICA PRISCILLA DE ALMEIDA LIMA (estudante) – Londrina

Paralimpíadas
As Paralimpíadas são uma oportunidade de incluir pessoas com necessidades especiais nos esportes, de mostrar as habilidades de cada atleta. São pessoas que sofrem preconceitos em nossa sociedade e são vistas como incapazes. As Paraolimpíadas são importantes porque mostram o cadeirante com suas habilidades como também de todas as deficiências e a superação de barreiras.
LEONARDO AMANTINO ANDRADE (estudante) – Londrina

Esperança x milagre
Mais uma eleição se aproxima e muitos esperam que seus candidatos façam milagres em suas cidades e se esquecem que estamos num grande barco chamado Brasil que está enfrentando ondas bravias. Não devemos confundir esperança com milagre que muitos podem prometer na vontade de ganhar o voto dos eleitores incautos. Vamos votar procurando de alguma forma ajudar os pequenos barcos de nossas cidades a tirar um pouco da água que ameça afundar o Titanic Brasil, pois se isto acontecer não adianta falar como o português que não sabia nadar em alto mar: " Pode afundar que este navio não é meu mesmo".
MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br