Stella Meneghel com os filhos Manuela e Cassiano: visitas a escolas, suas referências e opiniões de outros pais ajudaram na escolha
Stella Meneghel com os filhos Manuela e Cassiano: visitas a escolas, suas referências e opiniões de outros pais ajudaram na escolha | Foto: Rei Santos



A educação é o principal desafio que os pais enfrentam hoje na criação dos filhos. Por isso, muitas dúvidas surgem na hora de escolher o local onde eles irão estudar. As propostas metodológicas variam bastante. Algumas instituições priorizam o bom desempenho acadêmico, outras investem em uma formação mais humana. Resta aos pais descobrirem qual filosofia de educação se aproxima mais daquilo que pregam dentro de casa.
A psicóloga clínica e especialista em psicologia escolar e educacional, Celi Lovato, diz que, antes de começar o processo de escolha, os pais precisam decidir o que querem da escola. "Só assim ficará claro quais são as prioridades quando conhecerem as várias opções e diferenciais de cada uma", justifica.
Eles devem levar em consideração, além da metodologia de ensino, se a escola está em sintonia com os valores familiares.
Foi exatamente o que fez a jornalista e empresária Stella Meneghel ao escolher a escola para os filhos Manuela, de 6 anos, e Cassiano, de 4. Ela conta que, quando o irmão veio de Brasília para Londrina, pediu que o ajudasse a elencar algumas escolas para que ele matriculasse o filho. "Minha filha tinha acabado de nascer e o menino dele tinha 6 anos, mas meu irmão não conhecia nada na cidade e precisava de ajuda. Fiz uma lista, pedi referências, e ele visitou escolas grandes e pequenas", lembra.
A experiência do irmão refletiu na futura escolha de Stella, que optou pela mesma escola frequentada pelo sobrinho, uma vez que ele se adaptou muito bem à instituição. "Ela tem uma proposta mais construtivista, diferente da tradicional. Valoriza o brincar e o desenvolvimento individual da criança", aponta. Ela destaca que, antes de matricular a filha mais velha, também conversou com outros pais de alunos. "A escola é o complemento daquilo que a gente ensina para a criança como pessoa. O que falamos em casa precisa estar de acordo com o que ela vive lá", opina. Para ela, a escolha não poderia ter sido mais certa. "Meus dois filhos gostam muito", garante.
Celi Lovato orienta que, durante o processo de escolha, os pais devem levar em consideração a linha pedagógica adotada pelo colégio; suas regras e normas; a formação dos professores; as instalações – se a instituição oferece segurança e espaço físico apropriado de acordo com cada faixa etária -; horário de funcionamento - observar se é uma escola rígida ou flexível com horários e se estes estão de acordo com a necessidade familiar -; e localização.
Todos esses itens podem ser analisados por meio de visitas às instituições. A psicóloga orienta que é importante conhecer as escolas durante o horário de funcionamento para verificar o tratamento de professores para com os alunos, se há ou não inspetores no pátio, se a limpeza está em dia, entre outros detalhes. "Os pais têm que se lembrar de que é ali que os seus filhos passarão grande parte do dia deles."
A especialista alerta que é preciso levar em conta que a instituição de ensino é o local onde as crianças iniciam a vida social, por isso a família deve estabelecer uma parceria verdadeira e duradoura. "Os filhos serão mais felizes e se sentirão mais seguros se houver coerência entre a maneira que os pais educam e a que a escola trabalha", garante.