Maérlio Fernandes Barbosa é o proprietário do Calamengau. Conhecido por Ceará, iniciou a tocar forró em espaços alternativos de forma itinerante. Com saudade da terra natal, comprou sanfona, pandeiro e triângulo e saiu procurando quem quisesse tocar. Em 1998 resolveu se profissionalizar a abriu o espaço. ''Tocamos por 13 anos, muitas vezes de graça, só pra divulgar o forró'', conta Ceará.
Em todos estes anos o Calamengau conquistou uma clientela assídua. Aos sábados a casa recebe aproximadamente 800 pessoas. O proprietário diz que o curitibano sabe dançar o verdadeiro forró. ''Aquela dança que aparece na televisão é frescura. Aqui a dança é mais parecida com o que se faz no Nordeste do que o dançado em São Paulo'', explica Ceará.
Nestes 24 anos de música e dança muita história aconteceu. Uma delas era de um menino que ia quase todo final de semana no Calamengau. De estilo punk, ele ficava encostado na parede só observando. Com o tempo relaxou e começou a arriscar os primeiros passos. Hoje ele desistiu do estilo hard core e ficou apaixonado pela cultura brasileira. ''Esses dias encontrei com ele no Centro e ele havia comprado um CD do Gonzagão'', diverte-se Ceará.
Uma família inteira foi criada por causa do Calamengau. Um casal se conheceu em um dos bailes promovidos no local. Tiveram uma filha que, quando jovem, também frequentava os bailes. Um dia conheceu um garoto no forró e hoje possuem um filho.
No dia 5 de julho será realizada uma festa para comemorar os 24 anos do Calamengau. A música ficará por conta de Oswaldinho do Acordeon e o público contará com típico café da manhã nordestino. (D.C.)

SERVIÇO
Espaço Cultural Calamengau
Rua Roberto Barrozo, 1.190 - Mercês
Informações: 3338-7766
www.calamengau.com.br