Na transição do clima mais ameno para temperaturas mais elevadas começa a preocupação de muitas pessoas em eliminar os quilinhos a mais acumulados durante os meses que passaram. Na primavera, muitos se despertam e passam a buscar alternativas que ajudem a deixar o corpo em forma para o verão. Corrigir os excessos do inverno e ficar ‘‘de bem’’ com a balança exige alguns esforços, mas alguns alimentos funcionais que ganharam destaque, como a chia, a quinoa e a proteína de soja, podem auxiliar nesta tarefa.
  A nutricionista Pâmela Vidotti ensina que uma maneira saudável de eliminar os quilos indesejados é ter educação alimentar e orientação nutricional bem definidas, associadas à atividade física. Se possível, para obter resultados mais positivos, a pessoa pode recorrer a tratamentos estéticos.
  ‘‘Cada caso é diferente, porém, para os que querem reduzir peso e ficar mais em forma há, além de esquemas alimentares específicos, algumas estratégias como a inclusão de alimentos que estimulam mais o metabolismo, conhecidos como termogênicos’’, explica. Entram nesta classe a pimenta, a canela, o gengibre e o chá verde, por exemplo. Há outros ainda que ajudam a melhorar o grau de saciedade (como a chia, a quinoa e a proteína de soja) e os nutracêuticos, que associados à dieta ideal, também trazem bons resultados.
  Além desses artifícios, existem ainda algumas técnicas e orientações básicas que são positivas, como o aumento da ingestão de folhas antes do prato principal. ‘‘Este hábito é positivo porque estimula a mastigação e também ajuda no controle da saciedade’’, afirma a nutricionista.
  Para não exagerar na dieta, Pâmela alerta que é necessário estar ciente de que não existem milagres e, portanto, não se deve seguir dietas da moda, imediatistas, que sugerem a substituição das refeições por shakes, utilização de moderadores de apetite, refeições extremamente hipocalóricas com deficit de vitaminas, minerais e nutrientes e atividade física em excesso, muitas vezes inadequadas. ‘‘Medidas drásticas aliadas ao desespero de algumas pessoas que iniciam o tão famoso projeto de verão, podem acarretar graves problemas de saúde e afetar a qualidade de vida’’, completa.
  Diminuir o peso e chegar no verão em forma não é um projeto utópico. No entanto, segundo a nutricionista, depende da quantidade de quilos extras, da adesão do paciente aos tratamentos e também do metabolismo de cada um. ‘‘As pessoas precisam ser uma geração saúde de verdade, ao contrário de uma geração saúde sazonal’’, defende, completando que é preciso haver consciência de que alimentação saudável e atividade física devem caminhar juntas e fazer parte da rotina de vida.
  Geralmente, os quilos eliminados rapidamente foram subtraídos por meio de tratamento de choque, que o paciente não consegue manter por muito tempo. Por isso, estes tipos de dietas são fadadas a não dar certo e tornar as pessoas mais suscetíveis a aumentar o peso rapidamente, ganhando mais gordura corporal.

Imagem ilustrativa da imagem Cardápio sob medida