Como a audiência da CWB TV não é medida pelo Ibope, cada apresentador tem sua própria maneira de avaliar o retorno do público. ''Sou muito abordado em bancos e restaurantes'', diz o astrólogo Jaime Lauda, veteraníssimo do canal.
Seu programa, o Quarta Dimensão, está no ar há sete anos. É gravado ao vivo todas as quartas, às 21 horas, e reprisado diversas vezes ao longo da semana. O que faz de Lauda um dos rostos mais presentes na televisão local. ''É um dos nossos campeões de audiência'', diverte-se Rafael Cury.
De fala mansa, o astrólogo atende telefonemas de pessoas em busca de aconselhamento. Mas não considera o Quarta Dimensão um programa astrológico ou espiritualista. ''É mais sobre auto-ajuda e equilíbrio interno'', explica.
Lauda, que nunca contou com qualquer tipo de patrocínio, agora tem o apoio cultural de um restaurante e de uma clínica odontológica. E está criando uma ONG para poder participar das assembléias da CWB TV. ''Quero desenvolver idéias e projetos novos'', afirma o apresentador, que recebe cerca de 40 e-mails por semana de telespectadores.
Na mesma linha esotérica, tão em voga no canal, quem literalmente dá as cartas é a terapeuta de vidas passadas Tânia Mara Gross. Ela também presta consultoria ao vivo, seja por meio de mensagens positivas, da leitura do tarô cigano ou mesmo de sua mediunidade. ''Já assistiu ao filme Ghost? O que visualizo é mais ou menos aquilo'', garante a apresentadora do Equilíbrio.
Terapeuta holística há 35 anos, Tânia conta que ''fugiu da mídia'' durante muito tempo. Até que, em 1999, fez previsões para o novo milênio a pedido do Domingão do Faustão. ''Dos 11 médiuns que participaram do quadro, tive o maior índice de acertos'', orgulha-se. Daí para a aparição em outros programas foi um pulo.
O convite para trabalhar na CWB TV surgiu do vereador-apresentador Jorge Bernardi, durante um congresso de ufologia. E lá se vão três anos no ar. ''A tevê melhorou muito. Antes, mal dava para se mexer dentro do estúdio'', lembra Tânia, que para breve promete estrear um cenário ''de dar inveja à Rede Globo''. (O.G.)