De shorts, camiseta e tênis, quem vê a musculatura definida de Jorge Hitoshi Kayamori, de Londrina, não acredita - mas a idade é essa mesma, 81 anos. Sorriso constante no rosto e caminhadas diárias de pelo menos 8 km são alguns dos segredos para chegar a essa idade com muita disposição e aparentando pelo menos 20 anos menos.
  Industrial aposentado, Kayamori ri diante do espanto dos outros em relação à sua idade: ‘‘Não me considero idoso, mas sou. 81 anos não é brincadeira!’’, diz, rindo. As sementes para atitude e aparência joviais, ele acredita ter plantado há pelo menos 60 anos, quando praticava sumô, halterofilismo e futebol. E depois, com a caminhada, que serviu para manter o condicionamento físico e a massa muscular.
  A agenda de competições do ex-atleta, que o fez campeão de sumô do norte do Paraná ‘‘em 61 ou 62’’, findou lá por 1963 - mas o gosto pela atividade física permaneceu. Começou a caminhar 1 km, depois 2 km, 3 km, e assim por diante, até chegar aos 8 km e eventualmente aos 10 km - isso há pelo menos 30 anos.
  Mas, diante do senhor que ainda trabalha e adora reunir a família aos domingos para cozinhar, fica a questão: será o segredo da longevidade tão simples? Kayamori responde: ‘‘O bom humor vem em primeiro lugar. Cara fechada não traz saúde, alegria ou benefício para ninguém’’. (C.P.)