Além de dar cor, volume e vitalidade para o decór, as plantas trazem outros benefícios e não é só a sensação de descanso e bem-estar. De acordo com o coordenador do Laboratório de Fitotecnia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ricardo Tadeu de Faria, as plantas interferem de maneira física na qualidade do ambiente, já que são purificadoras do ar, transformando dióxido de carbono em oxigênio. Além disso, algumas espécies liberam bastante água, aumentando a umidade do ambiente e promovendo o conforto térmico. Outras são capazes de filtrar o ar, retendo poeira e fuligem.

Faria alerta, no entanto, para alguns cuidados necessários para quem mantem plantas dentro de casa. "Algumas plantas, principalmente aquelas que produzem aquele leite branco, devem ser evitadas por quem tem crianças ou animais porque são extremamente tóxicos", argumenta. Dentre as espécies que devem ser evitadas, o professor cita a comigo-ninguém-pode, antúrio, bico de papagaio, ardísia e azaleia.

Outra forma de trazer o verde para ambientes internos são os terrários, minijardins que estão em alta na decoração de interiores
Outra forma de trazer o verde para ambientes internos são os terrários, minijardins que estão em alta na decoração de interiores



É bastante difundida a ideia que ter plantas no quarto pode ser prejudicial, já que durante a noite elas desprendem gás carbônico, que é tóxico para o ser humano. De acordo com o professor da UEL, no entanto, é preciso que essa liberação ocorra em quantidades elevadas para ser prejudicial. "Uma plantinha ou duas não vão fazer mal. O problema existe se houver muitas plantas no quarto", explica Faria.

Segundo ele, também é importante observar as condições que cada ambiente oferece antes de escolher uma planta. "Algumas plantas indicadas para interiores precisam de mais luminosidade que outras". A necessidade de regas também varia de acordo com a espécie. (J.G.)