No projeto elaborado pelas arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske, os rasgos de gesso no teto da sala receberam fitas de LED, criando um efeito diferenciado na iluminação
No projeto elaborado pelas arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske, os rasgos de gesso no teto da sala receberam fitas de LED, criando um efeito diferenciado na iluminação | Foto: Marcelo Stammer/Divulgação



Com função estética e técnica, o gesso é um dos grandes aliados na decoração de interiores, seja em forma de forros, molduras, divisórias, acabamentos e onde mais a criatividade permitir. Atualmente, a grande tendência no uso do gesso é nas paredes, com efeitos tridimensionais, dando um efeito chamado de canjiquinha ou mosaico.
Eugênio Santos Diniz trabalha com gesso há 24 anos e garante que as placas com efeito 3D vieram para ficar. "Os clientes têm usado para decorar algumas paredes específicas, como na escadaria ou na parede principal da sala. Onde antes eles pintavam de uma cor diferente para destacar no ambiente, agora estão colocando o gesso em 3D", conta.
A arquiteta Eveline Maciel confirma a tendência. "Está muito em alta o gesso em 3D na parede, principalmente nas salas. Existem vários modelos e você consegue pintar de qualquer cor que quiser. Isso deixa o ambiente moderno e atual", afirma. Segundo ela, desde que esteja adequado à decoração do ambiente, vale usar a criatividade na aplicação do efeito.
Além dos modelos 3D, o gesso continua sendo utilizado para acabamentos lisos em paredes. "Hoje, usa mais o gesso acartonado, que fica mais leve e é muito prático. Além disso, ele ainda permite a colocação de lã para a proteção acústica", afirma Diniz.
Mas não é porque ele passou a ocupar a parede que deixou de ser feito no teto. Além de embelezar e dar um ar de sofisticação aos ambientes, o gesso no teto é essencial para criar sistemas luminotécnicos, embutir fiações, tubulações e trilhos de cortinas, além de ser um ótimo isolante térmico e acústico. "O gesso é cada vez mais usado porque muitas casas e apartamentos não têm mais laje. Com o gesso, você consegue trabalhar a fiação, embutir luminárias, colocar um pendente sem se preocupar onde está o ponto de energia", argumenta Eveline.
O que mudou, segundo ela, é que hoje as tendências de acabamento em gesso são mais lineares, sem muitos detalhes. "Claro que vai depender do estilo do ambiente. Se for um ambiente mais clássico, cabe colocar mais detalhes. Mas a maioria dos ambientes hoje pede o gesso liso, com linhas retas, poucos recuos indo para cima e para baixo, trabalhando a iluminação indireta com sancas. Fica mais moderno", explica.
As sancas, por sua vez, já não são tão volumosas, principalmente em ambientes com pé-direito mais baixo, muito comuns hoje. "A sanca agora é mais fininha, nos cantos dos ambientes, só para fazer um detalhe nas laterais. Senão, prejudica o ambiente todo, deixando o pé-direito muito baixo", explica a arquiteta.
Os forros rebaixados em gesso também continuam em uso, especialmente para criar um efeito diferenciado com a iluminação. "O que está muito em alta é o forro tabicado, ou forro com junta de dilatação", conta Diniz. Segundo ele, essa junta serve para soltar o forro das alvenarias, porque o gesso tem pouca resistência estrutural e, com as movimentações, pode rachar com facilidade. Mas a tabica também tem uma função estética, dando a sensação de que o forro está flutuando entre as paredes. Ela serve ainda para suavizar a sensação de redução do espaço provocada pelo rebaixamento do forro, ensina.