Dia dos Namorados
O Santuário Nossa Senhora do Carmo celebra, na quinta-feira, às 20 horas, a Missa do Dia dos Namorados. Cerca de 550 casais (entre namorados, noivos e recém-casados) devem participar do encontro, organizado pelo grupo Ágape, voltado à formação e preparação cristã para o casamento. Na mesma noite, será servido o bolo ''casamenteiro'' de Santo Antônio. O santuário fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.520, no bairro do Boqueirão.
Reforma Ortográfica
Hoje é o dia da Língua Portuguesa. Para comemorar a data, a Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Curitiba promove uma palestra sobre a Reforma Ortográfica, que começa a ser implantada neste ano e pretende unificar a escrita entre os cerca de 250 milhões de falantes do português. O convidado para discutir o tema é o professor de Língua Portuguesa e Linguística Márcio Renato Guimarães, vice-coordenador do departamento de Letras da UFPR. A palestra começa às 19h30 e tem entrada franca. Informações: 3330-5183.
Semana do Tenista
A Federação Paranaense de Tênis (FPT) promove até sexta-feira a 3 Semana do Tenista, com atividades recreativas para os alunos do ensino municipal. Durante a programação, desenvolvida em parceria com o Projeto Tênis Para Todos, cerca de 800 crianças terão a oportunidade de conhecer mais sobre o esporte. Ao longo da semana, das 14 às 16 horas, professores da FPT vão ministrar clínicas práticas no Velódromo de Curitiba, localizado no Jardim Botânico. Acadêmicos do curso de Educação Física da UFPR também participarão das atividades, realizando avaliação física nos alunos. Serão recebidas em média 150 crianças por dia. Informações: 3365-2404.
Círculo de Diálogo
O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realiza hoje mais um encontro do Círculo de Diálogo. Comunidades e lideranças de 20 bairros da cidade situados na bacia do rio Atuba-Bachacheri vão discutir e propor ações que contribuam para que o Estado alcance até 2010 os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O encontro, o terceiro de uma série de seis, será das 13h30 às 17 horas, na Unibrasil (Rua Konrad Adenauer, 442 - bloco 6). Informações: 3271-9145.
Dois mil peixes
Até o dia 6 de julho, o Shopping Total recebe a exposição Mundo dos Peixes, que reúne cerca de dois mil animais das mais variadas espécies. A mostra fica aberta de segunda a sábado, das 12 às 22 horas, e aos domingos, das 12 às 20 horas. Os ingressos custam R$ 5 (crianças de até três anos não pagam). O shopping fica na Rua Itacolomi, 100, no bairro do Portão). Informações: 3025-7000.
Fotos para casamento
Começa nesta sexta-feira o curso de fotos para casamento da Portfolio Escola de Fotografia. Serão dois módulos, nos dias 13 e 20, que totalizarão 16 horas. As aulas, ministradas pelo fotógrafo Konrahd Karam, acontecem das 9 ao meio dia e das 14 às 19 horas. O conteúdo inclui temas como Definições Técnicas, Uso de Flashes, Contratos e Tipos de Álbuns, entre outros. O preço do curso, que pode ser pago em duas vezes, é de R$ 250. A Portfolio fica na Rua Alberto Folloni, 634 A, no Centro Cívico. Informações: 3252-2540 ou www.escolaportfolio.com.br.
Academia de Esgrima
A partir de quinta-feira, o Shopping Mueller promove a Academia de Esgrima, com dois atletas que representaram o Brasil no Pan do Rio de Janeiro. Athos e Ivan Schwantes vão transmitir toda sua vivência do esporte para o público infanto-juvenil, com direito a orientações teóricas e atividades lúdicas. As atividades gratuitas ainda incluem o Desafio dos Campões, em que a equipe completa do Pan - composta também pelos curitibanos Fernando Linschoten e Patrício Runacles - fará demonstrações de combate. Nos dias 12, 13 e 15, a programação começa às 15 horas. No sábado, às 20 horas. A Academia de Esgrima ocorre paralelamente ao Torneio Nacional Cidade de Curitiba, que marca o início do Circuito Brasileiro da Confederação Brasileira de Esgrima. O shopping fica na Avenida Cândido de Abreu, 127, no Centro Cívico. Informações: 3074-1000.