VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cadernos Especiais

A escolha certa

A partir do meio do ano os pais começam a decidir em qual escola os filhos irão estudar. Os cuidados devem ser redobrados e os responsáveis devem ficar atentos aos serviços oferecidos pela instituição

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois
Marcos Borges
Yara Amaral acredita que atividades em excesso fazem com que os valores familiares fiquem em segundo plano
Escola Palmares: Quantidade de atividades extras serve de alívio aos pais
Diego Singh
Francis Feletto visitou 10 escolas antes de escolher a ideal para Leonardo

A administradora Francis Feletto visitou 10 escolas antes de escolhar a ideal para seu filho Leonardo. Ela prestou atenção nas atividades desenvolvidas em cada uma delas. ‘‘Se era necessário marcar horário para visitar, eu já descartava. Queria ter o direito de saber o que meu filho estava fazendo sem precisar agendar a visita’’, diz Francis. Em algumas instituições a administradora encontrou crianças um pouco contidas. ‘‘Na escola que escolhi as crianças ficam mais livres e têm liberdade. Minha sogra mora perto e às vezes passa lá no meio da tarde para ver o que é desenvolvido nas aulas’’, explica.
PUBLICIDADE

  Leonardo freqüenta a escola desde os 5 meses. Hoje ele tem 3 anos e meio. No início, Francis precisava de um espaço adequado para amamentar e só encontrou isso em um dos lugares que visitou. A mãe acredita que a escola presta importante papel no desenvolvimento da criança. ‘‘Antes as famílias eram maiores, com muitos primos. Hoje isso é mais difícil e o contato com outras crianças na escola é fundamental. Como os pais geralmente trabalham, essa socialização que acontece com as outras crianças é importante. Acho que a escola infantil é importante. Me surpreendo com o desenvolvimento do Leonardo. Hoje as escolas não devem só cuidar da criança. Elas têm muito potencial e temos que aproveitar isso’’, comenta Francis.
  Profissionais sugerem alguns métodos para tornar a escolha pela escola mais fácil. Segundo a diretora pedagógica das escolas Palmares e Pirilampo, Yara Amaral, com crianças pequenas o cuidado deve ser redobrado. ‘‘Tem muita escola infantil que não possui registro. Para poder abrir uma instituição é necessário apresentar um projeto pedagógico para a Secretaria de Educação. Após um ano eles fazem a vistoria para ver se está tudo em ordem’’, explica Yara.
  Antes de fazer a matrícula, os pais podem pedir para ver estes documentos. A diretora ainda alerta sobre as condições de saúde do local. ‘‘Existem escolas de bairro que alugam uma casa pequena, sem ventilação e área externa. As crianças precisam de sol, areia, água, planta, espaço aberto para brincar. O banheiro deve ser adequado ao tamanho delas’’, diz Yara.
  Alguns pais ficam seduzidos pela quantidade de brinquedos grandes e coloridos que determinadas escolas oferecem. ‘‘Tem muito lugar que faz isso para impactar os responsáveis pela criança. Mas o aluno muitas vezes nem usa o equipamento’’ explica Yara.
  Para ela, muitos pais não entendem sobre desenvolvimento infantil e acabam não prestando atenção no que a escola oferece. Aula de inglês para uma criança de 4 anos pode seduzir os pais na hora de fazer a matrícula. ‘‘Eles acham legal que a criança vai aprender inglês ainda pequeno. Mas nesta idade ele precisa de outros estímulos para se desenvolver’’, opina a diretora da Palmares.
  Agora existe uma lei em que todos os professores do ensino infantil devem ser formados em pedagogia. Mas além disso a escola deve fazer a constante atualização do profissional para que eles utilizem os mesmos métodos de ensino dentro da escola. Algumas instituições fazem reuniões semanais para avaliar o andamento de cada turma.
  Na Escola Palmares, os alunos não utilizam material didático fixo até a 4ªsérie. ‘‘Eu já participei da criação de livros didáticos para crianças. Eles amarram demais o ensino e o professor acaba ficando atrelado ao material. Para o público infantil é necessário ter maior flexibilidade no ensino’’, explica Yara.
  Em uma ocasião, quando ainda utilizava livros, alunos da Palmares disseram que o material fazia com que eles não precisassem pensar. A existência de teatros, festas, apresentações, laboratório de informática e outras atividades colabora com o ensino desde que haja um trabalho de qualidade em cima das ações. Porém, muitas vezes a quantidade de atividades extras serve de alívio aos pais. Com a correria de uma grande cidade, as escolas aproveitam para passar mais tempo com os alunos e cobram por isso. Em algumas instituições, quando o pai chega para buscar o filho no final da tarde, o aluno está de banho tomado e até já jantou. Os valores familiares acabaram perdendo o significado.
  Nas Escolas Positivo, o currículo do ensino infantil inclui aulas de artes, música, inglês, laboratório de ciências e informática, e também culinária. Para a coordenadora pedagógica de educação infantil da escola, Rosângela Andreoli, o aprendizado de uma língua estrangeira logo nos primeiros anos de vida faz com que a criança interprete que aquela é a língua mãe, se tornando mais fácil do que iniciar mais tarde. Como a criança ainda está sendo alfabetizada, é trabalhado apenas a oralidade do inglês.
  As atividades extra-curriculares incluem judô, natação, modalidades culturais e dança. Porém, as aulas não ultrapassam 45 minutos para não cansar a criança. O livro didático, elaborado pelo próprio Positivo, é usado para registrar os ensinamentos matemáticos e lingüísticos da criança. Ele também serve para nortear as aulas, direcionando o professor no programa acadêmico.
  ‘‘Quando os pais iniciam as pesquisas para escolher a escola ideal para os filhos devem ficar atentos à higiene do local, verificar se os brinquedos existentes não são perigosos e que o método utilizado favoreça o desenvolvimento integral do indivíduo’’, explica Rosângela. Ela concorda que as crianças precisam de areia, gramado, árvores, parquinhos, lagos e animais. ‘‘Os pais também querem saber quem é a professora que tomará conta dos filhos. Eles se preocupam em saber se é uma pessoa com formação específica para cuidar de crianças’’.
  Rosângela acredita que passar o dia inteiro no colégio não é saudável para ninguém. ‘‘A criança precisa ter um tempo dela, para realizar as próprias vontades. Na escola temos que pensar no coletivo. Além disso, a relação afetiva com a família é importante. Mas ficar em casa assistindo televisão o resto do dia não irá contribuir’’, completa.
  A profissional explica que do 0 aos 7 anos a criança recebe as informações. Depois desta idade ela decide o que quer e como vai ser. É neste momento que a base construída na infância irá influenciar.

QUESTIONAMENTOS
Os pais podem pesquisar alguns dados da escola e isso colabora na hora de fazer a escolha. Quando fizer a matrícula a instituição deve explicar:
- Como trabalha a disciplina do aluno
- Quando as crianças brigam, qual a atitude da escola
- Quais as regras da instituição
- Qual o método de ensino
- Qual o processo de avaliação
- Cada responsável pela criança poderá avaliar quais os procedimentos que acham corretos e adequados para o próprio filho. (D.C.)
Diogo Cavazotti
Equipe da Folha
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Interagindo

O que você acha da Operação Escudo, da PM, que coloca nas ruas policiais militares que fazem trabalho administrativo?

Opções para as férias

Atividades realizadas em Curitiba são alternativas de diversão e entretenimento em julho

Intercâmbio de sabores

Receita trazida do Alasca faz sucesso por aqui com ingredientes nacionais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados
HOSPEDADO POR
Hospedado por Mandic