A administradora Francis Feletto visitou 10 escolas antes de escolhar a ideal para seu filho Leonardo. Ela prestou atenção nas atividades desenvolvidas em cada uma delas. ‘‘Se era necessário marcar horário para visitar, eu já descartava. Queria ter o direito de saber o que meu filho estava fazendo sem precisar agendar a visita’’, diz Francis. Em algumas instituições a administradora encontrou crianças um pouco contidas. ‘‘Na escola que escolhi as crianças ficam mais livres e têm liberdade. Minha sogra mora perto e às vezes passa lá no meio da tarde para ver o que é desenvolvido nas aulas’’, explica.
  Leonardo freqüenta a escola desde os 5 meses. Hoje ele tem 3 anos e meio. No início, Francis precisava de um espaço adequado para amamentar e só encontrou isso em um dos lugares que visitou. A mãe acredita que a escola presta importante papel no desenvolvimento da criança. ‘‘Antes as famílias eram maiores, com muitos primos. Hoje isso é mais difícil e o contato com outras crianças na escola é fundamental. Como os pais geralmente trabalham, essa socialização que acontece com as outras crianças é importante. Acho que a escola infantil é importante. Me surpreendo com o desenvolvimento do Leonardo. Hoje as escolas não devem só cuidar da criança. Elas têm muito potencial e temos que aproveitar isso’’, comenta Francis.
  Profissionais sugerem alguns métodos para tornar a escolha pela escola mais fácil. Segundo a diretora pedagógica das escolas Palmares e Pirilampo, Yara Amaral, com crianças pequenas o cuidado deve ser redobrado. ‘‘Tem muita escola infantil que não possui registro. Para poder abrir uma instituição é necessário apresentar um projeto pedagógico para a Secretaria de Educação. Após um ano eles fazem a vistoria para ver se está tudo em ordem’’, explica Yara.
  Antes de fazer a matrícula, os pais podem pedir para ver estes documentos. A diretora ainda alerta sobre as condições de saúde do local. ‘‘Existem escolas de bairro que alugam uma casa pequena, sem ventilação e área externa. As crianças precisam de sol, areia, água, planta, espaço aberto para brincar. O banheiro deve ser adequado ao tamanho delas’’, diz Yara.
  Alguns pais ficam seduzidos pela quantidade de brinquedos grandes e coloridos que determinadas escolas oferecem. ‘‘Tem muito lugar que faz isso para impactar os responsáveis pela criança. Mas o aluno muitas vezes nem usa o equipamento’’ explica Yara.
  Para ela, muitos pais não entendem sobre desenvolvimento infantil e acabam não prestando atenção no que a escola oferece. Aula de inglês para uma criança de 4 anos pode seduzir os pais na hora de fazer a matrícula. ‘‘Eles acham legal que a criança vai aprender inglês ainda pequeno. Mas nesta idade ele precisa de outros estímulos para se desenvolver’’, opina a diretora da Palmares.
  Agora existe uma lei em que todos os professores do ensino infantil devem ser formados em pedagogia. Mas além disso a escola deve fazer a constante atualização do profissional para que eles utilizem os mesmos métodos de ensino dentro da escola. Algumas instituições fazem reuniões semanais para avaliar o andamento de cada turma.
  Na Escola Palmares, os alunos não utilizam material didático fixo até a 4ªsérie. ‘‘Eu já participei da criação de livros didáticos para crianças. Eles amarram demais o ensino e o professor acaba ficando atrelado ao material. Para o público infantil é necessário ter maior flexibilidade no ensino’’, explica Yara.
  Em uma ocasião, quando ainda utilizava livros, alunos da Palmares disseram que o material fazia com que eles não precisassem pensar. A existência de teatros, festas, apresentações, laboratório de informática e outras atividades colabora com o ensino desde que haja um trabalho de qualidade em cima das ações. Porém, muitas vezes a quantidade de atividades extras serve de alívio aos pais. Com a correria de uma grande cidade, as escolas aproveitam para passar mais tempo com os alunos e cobram por isso. Em algumas instituições, quando o pai chega para buscar o filho no final da tarde, o aluno está de banho tomado e até já jantou. Os valores familiares acabaram perdendo o significado.
  Nas Escolas Positivo, o currículo do ensino infantil inclui aulas de artes, música, inglês, laboratório de ciências e informática, e também culinária. Para a coordenadora pedagógica de educação infantil da escola, Rosângela Andreoli, o aprendizado de uma língua estrangeira logo nos primeiros anos de vida faz com que a criança interprete que aquela é a língua mãe, se tornando mais fácil do que iniciar mais tarde. Como a criança ainda está sendo alfabetizada, é trabalhado apenas a oralidade do inglês.
  As atividades extra-curriculares incluem judô, natação, modalidades culturais e dança. Porém, as aulas não ultrapassam 45 minutos para não cansar a criança. O livro didático, elaborado pelo próprio Positivo, é usado para registrar os ensinamentos matemáticos e lingüísticos da criança. Ele também serve para nortear as aulas, direcionando o professor no programa acadêmico.
  ‘‘Quando os pais iniciam as pesquisas para escolher a escola ideal para os filhos devem ficar atentos à higiene do local, verificar se os brinquedos existentes não são perigosos e que o método utilizado favoreça o desenvolvimento integral do indivíduo’’, explica Rosângela. Ela concorda que as crianças precisam de areia, gramado, árvores, parquinhos, lagos e animais. ‘‘Os pais também querem saber quem é a professora que tomará conta dos filhos. Eles se preocupam em saber se é uma pessoa com formação específica para cuidar de crianças’’.
  Rosângela acredita que passar o dia inteiro no colégio não é saudável para ninguém. ‘‘A criança precisa ter um tempo dela, para realizar as próprias vontades. Na escola temos que pensar no coletivo. Além disso, a relação afetiva com a família é importante. Mas ficar em casa assistindo televisão o resto do dia não irá contribuir’’, completa.
  A profissional explica que do 0 aos 7 anos a criança recebe as informações. Depois desta idade ela decide o que quer e como vai ser. É neste momento que a base construída na infância irá influenciar.


QUESTIONAMENTOS
Os pais podem pesquisar alguns dados da escola e isso colabora na hora de fazer a escolha. Quando fizer a matrícula a instituição deve explicar:
- Como trabalha a disciplina do aluno
- Quando as crianças brigam, qual a atitude da escola
- Quais as regras da instituição
- Qual o método de ensino
- Qual o processo de avaliação
- Cada responsável pela criança poderá avaliar quais os procedimentos que acham corretos e adequados para o próprio filho. (D.C.)