Imin quer dizer imigrante em japonês. É justamente este imigrante, que ajudou a construir o Brasil, que está sendo homenageado. Imigrante que deixou milhares de descendentes e trouxe ao ocidente a cultura milenar japonesa. Alguns traços do passado e do futuro desta cultura poderão ser experimentados durante as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil.
  A expoente tecnologia japonesa poderá ser vista na Expo Imin 100 Londrina, que acontece de hoje até o dia 22, no Parque de Exposições Ney Braga. Um dos principais destaques do evento é a Exposição Internacional de Alta Tecnologia. O pavilhão da robótica será dividido em 13 módulos cenográficos, trazendo empresas que atuam na área de tecnologia de ponta. A abertura da Expo Imin, também será um dos principais atrativos: cerca de 2,5 mil pessoas participarão do espetáculo, que contará ainda com um show pirotécnico. A estimativa da organização é de receber cerca de 400 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
  No dia 22, o príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês, participa da inauguração da Praça do Centenário da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa, em Londrina. Construída na área central da cidade, a praça leva o nome de uma das passageiros do Kasato Maru, que aportou em Santos no dia 18 de junho de 1908 e que escolheu Londrina para viver. Um muro curvo em granito com 28 metros de comprimento traz o nome de 104 pioneiros que chegaram a Londrina entre os anos de 1929 e 1934. A cerimônia tem início às 10 horas.
  Ainda no domingo, o príncipe participa às 14h do lançamento da Pedra Fundamental do Parque Yumê, em Rolândia. Naruhito será recepcionado por um coral de 1.249 vozes, que cantarão o Hino Nacional Brasileiro, o Kimigayo (Hino Nacional do Japão), e outras duas canções. O príncipe ainda passará por Maringá, onde participa de um jantar reservado.
  Na capital do Estado, o calendário de eventos prevê a inauguração do Parque do Centenário (dia 23), e a Exposição de Arte Japonesa Moderna e Contemporânea - Hyogo, no Museu Oscar Niemeyer (dia 24).