Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Em estado de Grace
Lembram-se da divertida ricaça Teodora Abdala na novela "Haja Coração"? Muitos risos com ela em cena, não? Em se tratando de sua intérprete, Grace Gianoukas, na vida real é melhor multiplicar as gargalhadas. Gaúcha de Rio Grande, a atriz, que em dezembro completa 53 anos, deu show de simpatia em sua passagem por Londrina, quando apresentou "Grace Gianoukas Recebe", no Teatro Marista. Nesta entrevista exclusiva à FOLHA, minutos antes de entrar em cena, Grace, que detesta ir ao salão de beleza, adora ler e tem as melhores lembranças do trabalho ao lado de feras como Alexandre Borges, Cristina Pereira e Tatá Werneck, reflete sobre humor, carreira e adianta seus três projetos para 2017. "Estou quicando de aeroporto em aeroporto. Ando muito ‘trabalhativa’ e adoro criar". Confira. Foto de Fábio Alcover.
Você teve de sair da sua zona de conforto para compor a Teodora?
Um ator de teatro que se desafia a cada trabalho não tem zona de conforto, essa é a base da carreira. Sempre tentei me desafiar para criar personagens novas, novos jeitos, novos conceitos. A Teodora me trouxe um desafio de pensar só na minha interpretação, eu "vesti" a personagem, me desafiei diariamente na sua composição. Tive a sorte de estar em um núcleo incrível de atores, foi um trabalho extraordinário, não pensei que fosse ser tão feliz como fui, foi uma troca constante entre todos, torcemos muito uns pelos outros. Foi um belo trabalho de equipe!
E que tal o embate com a Cristina Pereira?
A Cristina é minha amiga de muitos anos, nosso encontro foi maravilhoso! Quando a Teodora foi resgatada e encontrou a Cristina, foi uma delícia, a energia das duas é muito parecida e as gravações rendiam muitas risadas. Eu não esperava um final tão legal para a Teodora, finalmente ela encontrou o amor verdadeiro, sem dinheiro, influências e sem toda aquela falsidade do luxo.
Atriz, autora, diretora, produtora... O que mais te encanta?
São momentos da vida da gente. Gosto muito de ser atriz e de ser desafiada. Gosto de dar vida a vários tipos de personagens, independente do papel, isso me possibilita ser uma pessoa melhor. Como autora, tenho a necessidade de falar de coisas da sociedade que me irritam profundamente e penso o que posso fazer de diferente para mudar. Assim, crio os personagens para aliviar minhas angústias e tentar "botar pra fora". Na questão da produção, é algo como "se eu não fizer, ninguém faz", existindo para eu colocar no ar minhas ideias, com a ajuda do meu marido, sempre ao meu lado. Tudo faz parte da minha vida e me acrescenta muito.
Com mais de 30 anos de carreira, quais os trabalhos mais marcantes?
Fiz um trabalho muito marcante em São Paulo, quando cheguei, com a Companhia que tinha com a Ângela Dip e Marcelo Mansfield, criamos o troféu Crème de la Crème, para os melhores e piores, principalmente do underground. Teve um ano que os troféus faziam jus à fama: eram de gelo e tão efêmeros... O troféu foi uma crítica ao showbiz. Outro momento marcante foi "SP em Surto", em que reuníamos mais de 40 artistas. Capas inteiras de jornal, ensaístas falando, Jornal da Globo... Apresentamos no Rio e os artistas de lá ficaram tão fascinados que fizeram o "RJ em Surto". Na TV, o "Rá-tim-bum" dirigido pelo Fernando Meirelles, me orgulha muito. É a prova de que dá pra fazer algo legal sem usar nada de violência. Fiz muito teatro, um pouco de cinema... E, claro, a "Terça Insana"!
O que vem por aí?
Estou ensaiando um texto, baseado em um conto do Gabriel Chalita, com direção do Fred Mayrink, de "Haja Coração". "Hortência, a Velha", será um solo que conta a história de uma dona de cabaré, de 90 anos. Será uma tragicomédia sobre envelhecer, mas pensando na condição da mulher no mundo. Vamos falar de solidão, sexo virtual, essa falta de olhar olho no olho... A estreia será em 12 de janeiro no Teatro dos 4, no Rio. Estamos também, na Terça Insana Produções, preparando, a quatro mãos, um trabalho com uma mulher genial, que, por sinal, é paranaense: a Pryscila Vieira. Vamos montar "Amely – a mulher de Verdade", baseado nas tiras e nesses dez anos de personagem. A Amely será vivida pela Ellen Roche. A intenção é estrear no segundo semestre de 2017. Estamos em fase de captação. Por fim, atendendo a pedidos, vou fazer um espetáculo só com meus clássicos, chamado "Estado de Grace". Teremos da Santa Paciência à Mulher Limão... A estreia está prevista para abril.
Rápidas
Manias: mexer no cabelo sem parar e falar quando estou pensando olhando para o teto Defeito: não gosto de fazer exercício, tenho horror à esteira! Qualidade: sou uma pessoa bem leal, sou muito amiga e gosto muito de pessoas Pão dura, moderada ou gastadora? Já fui muito pão dura e gastadora, mas hoje sou bem moderada, não vivo de "coisas". Gasta muito com... Livros! Em minha geladeira não falta... Água! Inteligência é... Não saber de tudo. Mas buscar informações e transformá-las em experiências. Um programa de índio: balada com música eletrônica em um lugar fechado, com luzes piscando e pessoas se esbarrando. Não, muito obrigada! Um sonho realizado: poder acordar, abrir a janela e dar de cara com o mar. Um sonho a realizar: eu gostaria de passar 15 dias em uma aldeia indígena, quieta e só aprendendo com eles. Outro sonho é estudar botânica, entender sobre as plantas e os animais. Estamos cercados de verde, árvores, flores, e sabemos pouco ou nada sobre esse universo



Natal

O Boulevard Londrina Shopping inaugura a decoração de Natal amanhã e ninguém melhor que o próprio Papai Noel para dar início às festividades. O bom velhinho participará de uma carreata de carros antigos decorados que sai da rua Presidente Costa e Silva (atrás da Prefeitura) às 17 horas, percorrendo avenidas até chegar ao Shopping. As atividades por lá começam às 14 horas com apresentações musicais, artistas circenses, distribuição de balões e muito mais. Na decoração, os visitantes poderão interagir e se encantar com a casa do velhinho mais famoso do mundo em uma Vila de Natal, no átrio do shopping. Em dezembro, o shopping inova com shows coreografados que prometem encantar todas as idades unindo emoção, técnica e momentos mágicos.

Natal 2

O concerto "Alegrias do Natal" já está agendado e vai comemorar os 28 anos da trajetória musical do Grupo Intermezzo e os 70 anos do Londrina Country Club. O evento, aberto ao público, será no dia 14 de dezembro, às 20 horas, na sede de inverno do clube. O concerto conta com apoio das Farmácias Vale Verde que patrocina o evento, e terá a participação do Madrigal Vokálize e do Coro das Américas compostos por 60 crianças, sendo que várias são do projeto social União para a Vitória. No repertório, canções natalinas e muita emoção.

Você sabia...

Cães também podem desenvolver diabetes. As explicações estão no ar no blog Balaio de Bichos, atualizado pela jornalista Erika Gonçalves, desta FOLHA, no Portal Bonde.

Cerveja artesanal

Algumas das principais cervejarias artesanais do Paraná, um dos principais polos cervejeiros do Brasil, se reuniram para a produção de uma cerveja colaborativa exclusiva. O resultado será conhecido dia 26, em Curitiba, durante o Craft Beer Soul 2016. O evento é dedicado aos amantes da cerveja artesanal . Oito cervejarias integram o projeto.

Um sucesso! Assim foi a 17ª edição do Festival de Música do Colégio Universitário, o Femuni à Fantasia 2016. A festa, que movimentou a 2800 Music Club, reuniu alunos do 9º ano do Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio, todos fantasiados. No palco, sete inscritos, entre banda, dupla e solo. O repertório, mais que eclético, trouxe um pouco de música romântica internacional, Tom Jobim, Wesley Safadão, NX Zero, Legião Urbana, Capital Inicial, Pink Floyd e até música japonesa. A casa ficou lotada. As fotos da Brascolor mostram mais
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Renato e Camila Marvulle
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Júlia Gebara e Letícia Agostini
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Pedro Luiz e Thiago Domingues
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Pedro Correa, Pedro Clebis e João Macedo
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Uma das modelos londrinenses mais reconhecidas nacionalmente, Antonella Borghesi aceitou o convite e protagonizou ensaio para as lentes de Ber Sardi. Não se trata de mais um editorial, diga-se de passagem. As poses foram para o trabalho de TCC da londrinense Gabriela Galão, que conclui a faculdade de Moda na Faap. Para a sessão, Antonella teve a beleza assinada pelo expert Symon, do staff do L’Oasis



Conexão Portugal - Londrina

O cantor e compositor Arnaldo Antunes, próxima atração da série musical Vectra ConstruSom, acaba de chegar de turnê em Portugal. O brasileiro é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de explorar a sonoridade e a multiplicidade de sentidos das palavras. Por isso, também é muito festejado nos outros países que falam português. Os ingressos para o show do dia 25, no Teatro Marista, seguem disputados na Vectra Store. De acordo com os organizadores, devem se esgotar no começo da semana.

O talento de Marina

Agenda a mil para Marina Fonseca. A cantora londrinense concilia os trabalhos na Electro Beat Orchestra com a agenda de shows na versão solo. Na última semana, as aparições foram em Presidente Prudente e Marília.

Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
As blogueiras Beatriz Moreno, Lalá Santos,Antonella Sapia e Thalita Franco esbanjaram simpatia em tarde de cliques para a By Unna. As belas foram só sorrisos pwara as lentes da expert Camila Sella



Missaka, versão funk

O X Factor Brasil definitivamente é passado para Missaka. A cantora londrinense está em fase de lançamento de trabalho voltado ao funk. O primeiro clipe da londrinense, apresentada como a "Japa do Funk", foi produzido praticamente sem quase nenhuma verba. Amigos a ajudaram para que o vídeo de "Tá Me Querendo" saísse do papel.

Rápidas

Ana Beatriz Penha e Douglas Kaminski estreiam na ala dos casados, em Londrina.

Saymon Veiga retoma a carreira de promoter. Cabe a ele elaborar lista de concorrido sunset, realizado aos domingos.

Amanda Paggi desponta no rol de modelos mais requisitadas da região. Ela é de Maringá.

Preparativos

Pensados desde já, dois casamentos previstos para o segundo semestre de 2017 prometem balançar a cena. Para um deles, uma estrutura está sendo construída especialmente para a boda. Para o outro, a noiva faz questão que o bolo e parte da decoração venham de São Paulo. Profissionais de toda a região estão envolvidos nos preparativos.