Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Profissão chef
A gastronomia sempre encheu os olhos de Eduardo Tokushima. Londrinense de nascimento que cresceu em Arapongas, ele voltou à terrinha para cursar a faculdade, se formou, trabalhou em três restaurantes... E decidiu alçar voos em São Paulo. Há três anos na capital paulista, Eduardo, que estagiou no D.O.M. - considerado o terceiro melhor restaurante da América Latina -, hoje trabalha em outro endereço badalado: o Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo. Direto de São Paulo, Eduardo falou com a FOLHA.
Gastronomia? Uma paixão!
"A gastronomia sempre esteve presente em minha vida. Minha avó e minha mãe cozinham muito bem, e isso sempre me encantou. Lembro-me que a primeira receita que aprendi foi o yakisoba da minha mãe, em que subia na cadeira pra assisti-la preparando no fogão."
Nos momentos de lazer...
"O trabalho na cozinha é puxado, consome muito do meu dia a dia, mas quando estou de folga gosto de receber os amigos em casa e cozinhar algo diferente do que faço no restaurante. Gosto também de conhecer restaurantes novos, só que como cliente."
Trabalhos no Paraná
"Considero todos os trabalhos que fiz muito importantes para meu desenvolvimento profissional. Meu primeiro emprego foi em Arapongas, onde aprendi muito, não ficava exatamente na cozinha, mas já tinha um certo contato, o que enchia meus olhos. Depois disso, já na faculdade em Londrina, trabalhei em três restaurantes, um português, depois um japonês e por último um self-service."
De repente, São Paulo
"Sempre adorei e me encantei por cidade grande, meu sonho era morar em São Paulo, aonde tudo chega antes que em qualquer outro lugar do Brasil. Isso me fascinou. Sempre vinha a passeio, mas 2013 fiz uma viagem e decidi que viria morar aqui. Além da vontade, sentia que estava na hora de crescer profissionalmente e investir mais em minha carreira."
Trabalho com Alex Atala
"Mudei-me para São Paulo quando fui aceito para o estágio no D.O.M., do Alex Atala. Foi uma felicidade indescritível, mas não foi fácil, ali vi que tinha muito que aprender. Aprendi muito, fiquei os três meses de estágio lá."
Depois do D.O.M., o Maní
"Depois da experiência com o Alex Atala, fui estagiar no Maní, que tem uma cozinha que sempre me encantou também. Em seguida, fui contratado. Este, sem dúvidas, foi um momento marcante para mim. Aprendi e venho aprendendo muito no Maní até hoje, tenho grandes exemplos a seguir na cozinha de lá, principalmente os chefs que sempre admirei quando ainda morava no Paraná: Helena Rizzo e Daniel Redondo."
Londrina no coração
"O que mais sinto saudade de Londrina são as coisas simples como caminhar no Lago, a facilidade pra encontrar os amigos, e principalmente da família, minha família é muito unida e está praticamente todos os fins de semana reunida, sempre na casa de alguém: cheia de tios, tias, primos, isso me faz muita falta!"
O melhor de SP
"O melhor de São Paulo pra mim é esse jeito cosmopolita que só ela tem. A cidade alia modernidade e história e reúne gente do Brasil e de todo o mundo."
Próximos desafios
"Quero continuar um tempo em São Paulo, porque ainda tenho muito a aprender, mas depois quero cozinhar pelo mundo e me aperfeiçoar mais. Penso em um estágio em algum restaurante na Espanha ou França. Mas isso são projetos futuros"



Lá vêm os noivos...

Juliana Ferraz e Gabriel Valenciano contam as horas. Neste sábado, precisamente no fim da tarde, a dupla, que é torcedora fanática do LEC e se conheceu no Estádio do Café, troca o "sim" em Londrina.

Café Cor-de-Rosa

Parceria entre a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Londrina, o Hospital do Câncer e o MOR - Movimento Outubro Rosa será marcada pela realização do Café Cor-de-Rosa, neste sábado, no Master Buffet. O café começa às 8 horas.

Cereja no bolo

Amanda Guerra Pimenta, Camila Briote, Nelson Gavetti, Rachel Sacca Prado, Raquel Pelissari Pegoraro e Verlaine Ferraresi Danieli aniversariam neste sábado.

Segunda, os parabéns soam para Grasiele Gomedi Tazima, Pedro Franciscon e Beto Maran.

‘I was cryin’ when I met you’…


Chico Silva esteve em São Paulo e assistiu, no Alianz Park, à apresentação do Aerosmith. Impressões gerais? Steven Tyler, líder da banda, segue com os vocais poderosos e aos 67 anos deixa muito jovem comendo poeira.

E o EMA vai para...

Beyoncé e Justin Bieber lideram a lista de indicados para o MTV Europe Music Awards. Eles concorrem em cinco categorias da premiação musical, que acontece em Roterdã, na Holanda, em 6 de novembro.

Adeus, bochechas

A bichectomia – cirurgia que retira a gordura da região das bochechas – segue conquistando adeptos na região. Ressalva: o procedimento da moda requer cuidados...

A Vectra ofereceu sofisticado coquetel para comemorar a entrega do Edifício Premiatto Residence. Os convidados foram recebidos na ampla área de lazer do empreendimento e puderam conferir todos os itens que os moradores terão à sua disposição, além de prestigiar a apresentação de artistas londrinenses. Localizado na rua Eurico Hummig, esquina com a rua Caracas, o edifício tem apartamentos três quartos, amplo living com varanda gourmet e acabamentos de alto padrão. O projeto arquitetônico é da Architectural, leia-se Márcia Ivale e Eliza Koyama, enquanto a decoração dos ambientes leva a assinatura do escritório de Chris Brasil. A cobertura do evento é destaque também no programa "High", de Paula Piccinin, na MultiTV. As fotos de Fábio Alcover mostram mais
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Manoel Alves Nunes e Valdir Carrion
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Aline, Sophia e Wágner Mati
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Alfredo e Vivian Saviolli
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Márcia Ivale e Eliza Koyama
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Justino e Cláudia Patrícia Alves Pereira
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Michelini Bettiol e Laíse Souza
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Roberta Mansano e Arlete Fuganti
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Lucca, Marcel e Carolina Machado
Imagem ilustrativa da imagem Thiago  Nassif
Uma questão de DNA
Filha e mãe, Ana Caroline e Viviane Martinez se completam também profissionalmente. A dupla, que mantém escritório em Maringá, tem assinado trabalhos em todo o País. Ana é arquiteta. Viviane, por sua vez, lança mão de sua expertise como designer de interiores. Recentemente, elas estiveram em visita à fábrica da Artefacto e também em Blumenau (SC), acompanhando obra. O flash é especial para a FOLHA



Em Apucarana

Atualmente no ar na reprise de "Cheias de Charme", nas tardes da Globo, Polliana Aleixo ministra workshop de passarela, postura e comercial na academia Fit, em Apucarana, hoje e amanhã.

Tudo novo para Roberta

Roberta Nakamá realiza sonho antigo: depois de duas décadas entre estudos e trabalhos nas áreas odontológica e administrativa, ela se preparou e hoje investe no segmento da beleza. Sua especialidade? O alongamento de cílios fio a fio.

Enquanto isso, em Hong Kong...

Laura Guerchmann vai muito bem, obrigado. A modelo, entrevistada pela coluna mês passado, durante o Pátio Batel Fashion Walk, em Curitiba, está em sua primeira temporada internacional. Primeira parada? Hong Kong.

Enquanto isso, no Snap...

Assessor de comunicação puxou as orelhas da cliente: é que ela adora dizer "seje" nos vídeos que grava no Snapchat...

Já professor aderiu ao mesmo Snap e ficou de cabelos em pé: ele disse a dois alunos que pegava mal tantos vídeos remetendo à bebedeira...

Moral da história? A máxima de que o Snapchat era a redenção para os erros de português e as postagens mais descontraídas, cai, a cada dia mais, por terra...

Um sorvete, por favor

Londrinenses que estiveram em descolado restaurante em SP voltam encantados: o endereço lançou linha de sorvetes e agora é possível levá-los para casa. Em dez sabores, as delícias vêm em um potinho e custam R$ 10 a unidade. Manga, gengibre e caramelo são dos mais pedidos...

Um sorvete, por favor 2


Sorveteria da região distribuiu casquinhas de graça, nas últimas semanas, e o resultado, diante do calor de ai meu Deus, foi extensa fila...

Outra sorveteria, por sua vez, conquista paladares com o sabor abacaxi ao vinho...

Tóquio é logo ali...
O karatê faz parte da rotina de Marcelo Oguido desde a infância. Ele começou na prática aos 6 anos, quando seu pai de criação, Frank Oguido, ensinou-lhe os primeiros movimentos. Aos 18 anos, Marcelo deu início aos trabalhos como professor. Anos e títulos depois, Marcelo assumiu o posto de técnico da seleção paranaense da modalidade. Nesta entrevista à FOLHA, ele comemora a inclusão do karatê no cronograma olímpico e revela seu maior desafio: quer ver o Brasil fazer bonito no tatame – com atletas paranaenses -, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Foto de Bruno Ferraro.
Principais desafios
"Meu principal desafio é colocar o maior número de atletas classificados para a seleção brasileira e poder aproveitar ao máximo a oportunidade que a federação me deu: de poder atuar como técnico titular e assim ter a oportunidade de estar brigando entre os grandes nomes dos técnicos do Brasil, aprendendo e buscando mais experiência."
Talentos do PR
"O Paraná sempre teve bons atletas e é um Estado que com frequência tem atletas convocados para a seleção brasileira."
Projetos
"Hoje começo o projeto e sonho em ter e estar com meus atletas representando nossa cidade e país na terra do Karatê, na Olimpíada do Japão"