Imagem ilustrativa da imagem Por mais times fortes no Paraná
| Foto: José Tramontin/Operário Ferroviário EC



Deu a lógica na noite de segunda-feira em Ponta Grossa e o Operário conseguiu o tão sonhado acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A torcida foi às ruas, fes festa, mas não era somente a cidade dos Campos Gerais que deveria estar comemorando. Todo mundo que gosta de futebol e que quer uma mudança de patamar do futebol paranaense deveria também soltar o seu rojão.

Não é hora de rivalidade de sim de visão. Escrevi isso na minha coluna no De Primeira, da Folha de Londrina, de ontem e penso exatamente desta forma: quanto mais clubes do Estado em competições nacionais, mais forte o futebol fica e mais força as equipes ganham para brigar contra a inoperante, ultrapassada e retrógrada Federação Paranaense de Futebol (FPF), que nada faz para fortalecer o futebol local.

A rivalidade sadia promove o crescimento, a disputa para ver quem é o melhor, quem vai chorar e quem vai comemorar, coisas que foram se perdendo ao longo dos anos com o afundamento do futebol do interior do Paraná. Muita gente ficou pelo caminho, o Londrina conseguiu se reerguer graças à "empresarialização" do futebol, agora é a vez do Operário. Que Maringá e outros centros importantes do Estado busquem esse renascimento. Ou você quer ver times como Boa Esporte e Oeste, para citar apenas dois dos times itinerantes de empresários, protagonizando o futebol brasileiro?