Mais uma vez vimos uma selvageria em estádio de futebol e seu entorno aqui no Brasil. Bandidos vestidos com camisas vermelhas e pretas fizeram de tudo o que se possa imaginar antes e depois do jogo entre Flamengo e Independiente, na quarta-feira à noite, no Rio de Janeiro, na decisão da Copa Sul-Americana. No meio da selvageria, crianças, mulheres, idosos, gente de bem e indefesa que foi ao estádio torcer pelo time do coração, ver um jogo de futebol, se divertir e confraternizar com outras pessoas que simpatizam pelo mesmo time. Gente que entende que o futebol é um esporte e que vencendo ou perdendo ele não pode virar guerra, nem barbárie.

Mas sempre tem os bandidos, cada vez mais presentes nos estádios. Bandidos que botam o futebol em último plano e são bancados, muitas vezes, pelos próprios dirigentes, que compram o apoio dessas gangues chamadas de torcidas organizadas. O mesmo dirigente que reclama que os estádios estão cada vez mais vazios e que "enfia a faca" no torcedor comum quando define o preço dos ingressos para esta camada da torcida.

Como levar o filho para o estádio sabendo que lá você pode ficar com ele no meio de uma guerra? Não é por menos que muita gente, principalmente criança e adolescente, está perdendo o interesse pelo futebol.

Apesar de ter câmeras por todos os cantos, provavelmente ninguém vai ser punido. Alás, punição no Brasil é uma palavra muito pouco usada. No país em que políticos de todos os partidos estupram o brasileiro dia após dia, na maior cara de pau, em que os caras que deviam fazer justiça agem de acordo com interesses nada puritanos, não dá para esperar que um cara que "só brigou no estádio" ocupe o tempo de uma investigação e punição.

Assim, vamos continuar vendo essas cenas, nos indignando na hora e esquecendo 5 minutos depois. E segue o jogo, afinal, somos o país do futebol, né!!!!