Você tem sentido prazer em assistir a um jogo de futebol? Fale a verdade. Independentemente do time que você torça, se você gosta de futebol, basta saber que vai rolar um joguinho que já bota a cerveja para gelar e separa aquele petisco para curtir uma das paixões nossas. Pois bem, para mim, pelo menos, ultimamente, está cada vez menos empolgante e prazeroso este ritual. Sinceramente? Está difícil achar algo que presta. Na maioria das vezes são duas horas desperdiçadas na frente da tevê. São raros os jogos que empolgam, que te fazem ficar ligado ali, que te enchem os olhos.

Os treinadores brasileiros têm tentado copiar por aqui o futebol tático e veloz praticado na Europa. Entretanto, sem a mesma qualidade em termos de material humano e em conhecimento. Os jogos acabam se tornando grandes correrias sem propósito algum. Aliás, tem um propósito sim: não tomar gol, depois, se der, tentar fazer, se não der, não tem problema.

Na Europa tem muita porcaria - quem está assistindo o campeonato da moda, o Francês, pode confirmar isso -, mas os principais times europeus têm jogadores de qualidade e técnicos capacitados para imprimir um jogo mais intenso, empolgante e vistoso. Por quê? Porque querem vencer, querem marcar gols, querem jogar futebol. Raramente você vê um time grande fazer apenas um gol no jogo. Querer marcar o máximo possível, seus jogadores querem bater recordes pessoais, há sempre algo a impulsioná-los. Aqui, as goleadas são de 1 a 0.

O futebol brasileiro, que por décadas foi o inspirador para o mundo, hoje virou um bando de gente correndo atrás da bola. A ponto de um drible maravilhoso como o aplicado pelo flamenguista Berrío no botafoguense Vitor Luís na quarta-feira, ser exaltado à exaustão por aqui. Claro que foi um lance espetacular, mas em outros tempos, seriam vários lances espetaculares em um jogo apenas. Hoje, são alguns no campeonato todo. Faltam dribles, ousadia e alegria. Faltam chutes de fora da área, jogadas individuais, cobranças de falta. Quantos gols de falta seu time fez esse ano? Não vai encher uma mão se você resolver contar aí. Isso vale uma resenha, mas fica para outro dia.

PRIMEIRA LIGA

Se o acesso para a Série A já é praticamente impossível, vencer a Primeira Liga pode não ser. Tirando o Tubarão e, talvez, o Paraná, os outros times nem lembram que ela existe. Para o Londrina, chegar à decisão ao menos, já garantiria além de uma boa grana no caixa da SM Sports, um pouco de visibilidade e prestigio. Daqui alguns anos, ninguém lembrará que só o Tubarão usou o time titular e sim que ele foi o campeão de um torneio que tinha Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Grêmio... É hora de encher o Café e buscar a classificação nem que seja na marra.