O novo ciclo olímpico começou para o judoca Rafael Silva, o baby. O multicampeão de Rolândia conquistou a medalha de prata por equipes e a de bronze no individual na categoria acima de 100kg no Campeonato Mundial de Judô disputado em Budapeste, na Hungria, no mês passado. Foi o primeiro torneio desse porte com as novas regras do judô.

"É o primeiro Mundial do ciclo, foram várias mudanças nas regras do judô e que tendem a permanecer até Tóquio. Está mais dinâmico, melhor para assistir, deixaram o judô mais interessante, está valorizando bastante a queda. Foi um mundial diferente também pelos atletas novos na categoria", disse o judoca em entrevista ao canal no Youtube Dividida, em uma rápida visita à casa da avó, em Rolândia.

Baby, dono de duas medalhas olímpicas de bronze (Londres/2012 e Rio/2016) iniciou o novo ciclo olímpico com um concorrente de peso por uma vaga em Tóquio/2020. David Moura é o atual número 1 do ranking mundial e faturou a prata na competição em Budapeste. "Acho importante ter uma disputa assim na categoria. Os atletas têm que se incomodar mais, treinar mais, vencer os adversários lá fora. Essa disputa é saudável para o judô. Para a Olimpíada só vai um, mas é de suma importância ter 2 brasileiros no pódio do mundial", apontou. Na entrevista, ele ainda falou sobre o hobby preferido, que é andar a cavalo, e outros assuntos. Confira: