Ronaldo Fenômeno com Carlos Wizard Martins durante inauguração da unidade de Orlando (EUA) da Ronaldo Academy, em julho passado
Ronaldo Fenômeno com Carlos Wizard Martins durante inauguração da unidade de Orlando (EUA) da Ronaldo Academy, em julho passado | Foto: Divulgação/Ronaldo Academy



Imagine a união de um fenômeno do mundo dos negócios e rei das franquias, a um fenômeno do futebol, que ganhou tudo o que é possível e é ídolo de gerações. Pois dessa união surgiu a Ronaldo Academy, a escola de futebol do ex-jogador Ronaldo Fenômeno e do empresário curitibano Carlos Wizard Martins. Ronaldo dispensa apresentações. Um dos maiores jogadores de todos os tempos espalhou mais de 100 unidades de sua escola pelo mundo e para isso contou com a ajuda de Martins, um dos principais empresários do Brasil, empreendedor serial e referência no mundo dos negócios. Ele fundou em 1987 a escola de idiomas Wizard. Mais tarde adquiriu outras oito redes de ensino, como Yázigi, Microlins e Skill, formando o Grupo Multi Educação, que em 2013 foi vendido para a britânica Pearson por R$ 2 bilhões. Atualmente, é dono do Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina, das marcas Topper e Rainha, ambas da Alpargatas, da rede de comida mexicana Taco Bell, Aloha Oils e, mais recentemente, se associou ao empresário Flávio Augusto da Silva e anunciou o investimento de R$ 200 milhões na aquisição de 35% da rede de escolas de idiomas Wise Up, retornando ao setor de educação.

Com esse apetite empreendedor, ele não pensou duas vezes ao receber o convite do Fenômeno em 2015. "Foi uma aposta ambiciosa e desafiadora. Ronaldo juntaria seu DNA vitorioso ao nosso know-how em franquias. O Ronaldo tinha um compromisso com um patrocinador nos Estados Unidos e acabamos nos encontrando. Ele me disse: 'Eu sou um fenômeno do futebol e você é um fenômeno da franquia. Por que não nos juntamos?'. Ele queria fazer uma escola de futebol para crianças e jovens no Brasil e nos Estados Unidos. Apertamos as mãos e fechamos um acordo. Hoje, a Ronaldo Academy possui 100 unidades comercializadas no Brasil, EUA, China, Colômbia e México", conta Martins, em entrevista ao Bola Pro Mato.

Torcedor do Coritiba, Martins é boleirão apenas quando está com os netos e revela que o mundo do futebol é novo para ele. "Como investidor, sim! Mas eu costumo jogar futebol com meus netos, em casa. É bem verdade que eles têm mais habilidade e jogam no ataque. Com eles eu jogo na defesa e ainda deixo os netos marcar gols no avô. (risos)", brinca.

Martins viu o tino do ex-jogador para os negócios e ressalta a dedicação de Ronaldo no mundo empresarial. "O lado empreendedor de Ronaldo sempre chamou a atenção de todos. Desde que deixou os gramados, o Fenômeno focou em sua carreira no mundo dos negócios e transformou-se em um business man do esporte, com apostas sempre baseadas não só nos estudos daqueles que o cercam, mas também em sua visão intuitiva", destacou.

A empreitada na Ronaldo Academy não é a primeira investida de Martins no mundo esportivo. Ele já atua no ramo de materiais esportivos com a Saucony, Topper e a Rainha. "Uma das diretrizes do nosso grupo é buscar negócios que, além de serem rentáveis e com alto potencial de crescimento, gerem bem-estar. O setor esportivo faz parte de nossa estratégia global e tem ainda muito a ser explorado, com o constante crescimento do interesse do brasileiro pela prática de atividades físicas. Foi com esse pensamento que criamos a BR Sports, que hoje tem marcas muito bem posicionadas no esporte: Topper no futebol, Rainha no lifestyle esportivo e Saucony na corrida", frisou, antes de descartar aventurar-se no gerenciamento de carreiras de atletas e clubes. "Nesse momento, não é algo que esteja nos meus planos".