Todo paranaense — todo brasileiro — interessado em alta cultura deveria agradecer a Deus pela vida e obra de José Monir Nasser (1957-2013). Durante uma trajetória de vida relativamente curta — apenas 56 anos — ele realizou trabalhos fundamentais nos campos da economia, do empreendedorismo, da editoração e da literatura. Mas, se precisássemos resumir numa palavra o perfil desse homem multifacetário, poderíamos dizer simplesmente: — Professor.

A biografia intelectual do professor Monir foi a realização integral de uma de suas mais famosas frases: "Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente". Grande divulgador do empreendedorismo cívico — tema de seu excepcional livro "A Economia do Mais" —, Monir dedicou grande parte dos seus últimos anos de vida ao projeto Expedições pelo Mundo da Cultura, com aulas luminares sobre obras literárias clássicas.

O Sesi Paraná está publicando neste mês a segunda coleção de livros com os comentários do professor Monir sobre gigantes da literatura. Na próxima semana, vou apresentar quatro palestras sobre esse tesouro literário. Será uma oportunidade de conhecer pessoalmente não apenas meus sete leitores, mas todos aqueles que se interessam pela cultura literária, fator imprescindível para a formação de uma sociedade civilizada.

Neste ciclo de quatro palestras, tentarei responder à pergunta que norteou todo o trabalho de José Monir Nasser: — De que forma as grandes obras da literatura podem nos ensinar a viver melhor, buscar a felicidade e encontrar um sentido para vida?

Shakespeare, Molière, Machado de Assis, Franz Kafka, Dostoiévski, Santo Agostinho e outros gênios da humanidade têm as respostas. Faremos, na companhia deles, uma viagem ao mundo dos grandes livros.

Segue um breve roteiro das palestras, que serão inteiramente gratuitas. Os participantes concorrem ainda ao sorteio de 40 livros de José Monir Nasser. Conto com a presença de todos vocês!

Palestra 1:
AS COINCIDÊNCIAS DOS LIVROS
(Molière, Ibsen e Jakob Wasserman)
5 de dezembro (terça-feira), às 19h30

Palestra 2:
OS HERÓIS DOS LIVROS
(Machado de Assis, Dostoiévski e Alessandro Manzoni)
6 de dezembro (quarta-feira), às 19h30

Palestra 3:
O TRIBUNAL DOS LIVROS
(Franz Kafka e Boécio)
12 de dezembro (terça-feira), às 19h30

Palestra 4:
A FELICIDADE DOS LIVROS
(Santo Agostinho, Shakespeare e Bento XVI)
13 de dezembro (quarta-feira), às 19h30

ENTRADA FRANCA
Local: Centro Paroquial São Vicente de Paulo — Avenida Madre Leônia Milito, 545
Horário: 19h30

— Mais informações e confirmações de presença pelo fone (43) 9-9101-1880