Imagem ilustrativa da imagem Vena Amoris
| Foto: Shutterstock



Só sei que de repente havia um pequeno corte no meu dedo anular. Tive que interromper a crônica para sair em busca de band-aid e mertiolate. Alguns saudosistas dizem que a humanidade começou a piorar depois que o mertiolate deixou de arder. Discordo: a humanidade vem piorando há muito mais tempo. Sobre o mertiolate, guardo outra informação: na primeira vez em que conversei com meu querido amigo Bernardo Pires Küster, há mais de dez anos, ele me informou que o mertiolate é uma planta, e para comprovar o que dizia mostrou-a em seu jardim. Sim, mertiolate dá em pé!

O pequeno incidente doméstico me fez pensar no dedo anular, também chamado de anelar, e popularmente conhecido como seu-vizinho. Talvez seja o dedo menos lembrado de todos, sendo menos citado que o polegar (mata-piolho), o indicador (fura-bolo), o médio (pai-de-todos) e o mínimo (mindinho).

O seu-vizinho só ganha maior destaque no casamento, pois é o dedo em que se usa a aliança. Anular significa justamente "dedo do anel". Parece que o uso da aliança remonta ao antigo Egito, pois ela simbolizaria o Sol e a Lua, considerados divindades por aquele povo. Depois que Alexandre Magno invadiu o Egito, o costume foi adotado pelos gregos e mais tarde pelos latinos. Surgiu o mito da Vena Amoris (veia do amor), que passaria pelo dedo anular e conduziria diretamente ao coração, visto como a sede da alma. Daí o costume de se usar a aliança de casamento no dedo anular da mão esquerda.

O verbo "anelar" significa desejar muito alguma coisa. No matrimônio cristão, esse desejo se transforma em algo eterno. Curiosamente, há uma belíssima lenda chinesa que ilustra a força da aliança entre o homem e a mulher. Segundo os chineses, os dedos polegares simbolizam nossos pais; os indicadores, nossos irmãos; os médios, nós mesmos; os anulares, nossos cônjuges; e os mínimos, nossos filhos.

Com base no simbolismo dos dedos, faça uma experiência. Junte os dedos das suas mãos de modo que todos apontem para fora, com a exceção dos dedos médios, que representam você, portanto devem ser apontados para você mesmo.

Agora tente separar os polegares. É fácil e justo: afinal, eles representam seus pais, e os pais costumam se separar dos filhos quando estes formam uma nova família.

Tente separar os indicadores. Também é fácil: afinal, os irmãos se separam pelo mesmo motivo.
Tente separar os mínimos. É igualmente simples: afinal, criamos filhos para o mundo, e para que eles tenham seus próprios filhos.

Mas você verá que é impossível separar os anulares. Eles representam a força e a intensidade do matrimônio, do amor entre o homem e a mulher. "Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne." (Gênesis 2,24)

Aquele pequeno corte no dedo me fez fazer essa viagem toda — pelo Egito, pela Grécia, por Roma, pela China — só para que eu terminasse a crônica dizendo que te amo para sempre, Rosângela.