Imagem ilustrativa da imagem Velhas cartas, novas cartas
| Foto: Shutterstock



Durante as festas do fim de ano, meu amigo Renan Lovato descobriu uma preciosidade familiar: os cadernos manuscritos de sua bisavó, Maria Conceição Ennes Lovato. Um dos volumes, datado de 1930, contém várias poesias em letra de mão.

Professora de crianças, a bisavó de meu amigo Renan tinha uma bonita caligrafia e um português corretíssimo. Os cadernos reúnem quadrinhas singelas (de autoria própria) e algumas trovas populares. Aqui vai um exemplo de trova que Maria ouviu e aperfeiçoou:

"Eu amo as flores em manhãs serenas,
Frescas, viçosas, perfumando o prado;
Porém adoro muito mais ainda
Um teu sorriso, um teu doce agrado."

Meu amigo Renan comoveu-se com o cuidado da bisavó em guardar os poemas para as gerações futuras. Se estivesse aqui, certamente Maria Conceição ficaria feliz em saber que o bisneto é hoje um médico formado e está concluindo a residência em neurocirurgia na Santa Casa de São Paulo. Ainda bebê, Renan foi levado até a bisavó, que achou muito bonito o nome da criança e fez um comentário profético:

Renan é um nome de médico, nome de doutor!

O empresário Ary Sudan é outro amigo que neste dezembro recebeu uma carta especial. Essa carta, no entanto, não veio do passado, veio do presente. O remetente é Robert Vieira, 21 anos. No texto — também escrito em bom português — o jovem londrinense conta a sua história.

Nascido numa família simples de trabalhadores, Robert desde pequeno revelou talento para a vida de estudos. Destacou-se a ponto de ser selecionado para o Programa Bom Aluno de Londrina. A partir de 2008, começou a receber aulas particulares de reforço em língua portuguesa, matemática, leitura e inglês. No final de 2009, passou a estudar no Colégio Marista, com as mensalidades custeadas pelos empresários mantenedores do Bom Aluno.

Em 2014, Robert dedicou-se de corpo e alma à realização de um sonho. "A rotina de estudos foi intensificada, pois o que almejava requeria muito esforço e dedicação", diz na carta. "Eu aproveitava cada momento das aulas e tentava realizar o máximo de exercícios para fundamentar o conteúdo estudado. No final de 2014, prestei vestibular para Medicina na PUC-Londrina e na UEL e, felizmente, consegui passar em ambas. Hoje estou no quarto ano da UEL."

O final da carta de Robert é um cântico de gratidão: "Escrevi esta carta para mostrar o quão grande é a realização que temos com o apoio do Instituto Bom Aluno de Londrina. Gostaria de agradecer, de forma muito especial, a todos os mantenedores do Instituto (...) Sou grato por não desistirem do meu sonho. Muito sucesso, sr. Ary Sudan, um abençoado Natal e um próspero 2018!"

Sem dúvida, é uma bela coincidência que dois jovens brilhantes — um neurocirurgião e um futuro médico — estejam no cerne de cartas tão bonitas, e que ambas tenham vindo parar nas mãos deste cronista de sete leitores. Espero que as mensagens do passado e do presente nos ajudem a encontrar inspiração para o futuro, esse carteiro que bate à porta.