Imagem ilustrativa da imagem Um milagre chamado Acil
| Foto: Divulgação



"Em meu princípio está meu fim."
(T. S. Eliot)

O mestre José Monir Nasser ensinava que, para compreender de verdade uma pessoa ou instituição, é necessário conhecer o seu mito fundador. A gênese de Londrina está tão próxima no tempo que não precisamos recorrer à mitologia: muitos dos pioneiros estão entre nós, e podemos ver a origem da cidade com os nossos próprios olhos. Diante de uma origem tão viva, se tivéssemos que escolher uma palavra para definir o nosso princípio fundador, essa palavra seria união.

A história da união que fundou Londrina é lindamente contada no documentário "Acil 80 anos", que foi exibido em sessão especial nesta semana. Com direção do jornalista Fábio Cavazotti, o filme reúne depoimentos de ex-presidentes, pioneiros e escritores para contar um verdadeiro milagre ocorrido há exatos 80 anos: a criação de uma associação comercial no sertão norte-paranaense.

Cavazotti, neto de um dos fundadores da entidade (José Bonifácio e Silva), realizou 33 entrevistas para fazer seu filme. Curiosamente, foram 34 as etnias que compuseram o primeiro núcleo urbano de Londrina. Alguém pode contestar dizendo que 34 não são 33. Ora, isso se você não contar o próprio documentarista! Como diria Leon Bloy (ou foi Chesterton?), a coincidência é o nome moderno do Espírito Santo.

Ao longo destas oito décadas, a Acil participou de todos os momentos históricos da cidade. Quase tudo que existe de bom, belo e verdadeiro em Londrina tem a marca da instituição fundada por David Dequêch e seus 19 companheiros, hoje milhares. Reconhecer a contribuição fundamental da Acil para o desenvolvimento de Londrina é um exercício de gratidão que todo londrinense deveria fazer. Afinal, Londrina é uma cidade que nasceu de um ato de fé, e como tal deixará sua marca na eternidade.

Assistindo ao filme do Cavazotti, descobrimos que Londrina é uma cidade nascida e renascida várias vezes. Há o nascimento histórico, em 1929, com a chegada da primeira caravana. Há o nascimento político, em 1934, com a emancipação do município. Há o nascimento espiritual, em 1936, com a fundação do Colégio Mãe de Deus. E há o nascimento institucional, em 1937, com a fundação da Associação Comercial de Londrina, hoje Acil.

Há também um nascimento que se esconde na noite dos tempos. Há 500 milhões de anos, todos os continentes hoje conhecidos formavam um só bloco, denominado Pangeia. Lentamente, o continente primitivo se separou em Gondwana (América do Sul, África, Austrália e Índia) e Laurásia (América do Norte, Europa e Ásia). Na separação entre a América do Sul e a Ásia, ocorreram alguns derrames de lavas vulcânicas que deram origem ao latossolo vermelho — a terra de Londrina. A terra do café, hoje terra da fé.

Vou contar um segredo para vocês sete: Londrina é o renascimento da Pangeia em forma de cidade. Como bem sabe a Acil, nosso destino é a união.

Fale com o colunista: [email protected]