Imagem ilustrativa da imagem Trevo de quatro folhas
| Foto: Shutterstock



Dias atrás tive mais uma vez a honra de conversar por várias horas com o Dr. Raul Infante Lessa, médico e construtor de nossa cidade. Do alto de seus 92 anos de lucidez, Dr. Raul é uma fonte inesgotável de boas histórias e lições de vida. É um homem que salvou inúmeras vidas, ao mesmo tempo em que edificava a cidade. Tenho Dr. Raul e D. Gladys, sua amadíssima esposa, como um casal-símbolo de Londrina.

Numa de nossas prazerosas conversas, Dr. Raul me contou uma história surpreendente sobre seu pai, Gustavo Lessa, que também era médico. Em 1918, o ano da terrível gripe espanhola, que ceifou milhões de vidas em todo o mundo, o recém-formado Dr. Gustavo Lessa chegou à pequena cidade mineira de Ibiraci, antigamente chamada Dores do Aterrado. Esperava encontrar-se com um tio que residia na cidade. Para obter informações sobre o endereço do tio, foi até a Pharmacia Nossa Senhora das Dores, que levava o nome da padroeira local.

No momento em que Dr. Gustavo se dirigiu ao farmacêutico e perguntou pelo tio, fez-se um respeitoso silêncio. Era um cortejo fúnebre que vinha descendo a rua. Os homens todos tiraram o chapéu, como no poema de Manuel Bandeira. Após a passagem do féretro, o farmacêutico deu a Gustavo uma atordoante notícia: quem estava sendo enterrado era o seu tio.

— É mais uma vítima da espanhola — disse o farmacêutico.

Gustavo resolveu permanecer em Ibiraci. Tomou um café, comprou um bilhete da Loteria Federal, arranjou vaga em um pensionato que lhe pareceu honesto e dirigiu-se à casa de saúde local.

Lá ele constatou que a pandemia assassina de fato havia encontrado a pequena Ibiraci no mapa das Gerais. Durante vários dias, Gustavo dedicou-se heroicamente a tratar os doentes, cada vez mais numerosos. Salvou várias vidas, perdeu outras. Ao final de alguns dias, também ele tombou doente. Ficou alguns dias no limiar da morte.

Quando recebeu alta, passou de novo pela Pharmacia Nossa Senhora das Dores. O farmacêutico, sempre em dia com as notícias, comentou:

— Aconteceu algo de incrível, doutor. O ganhador da Loteria Federal comprou o bilhete aqui em Ibiraci, mas não foi buscar o prêmio. Estão dizendo que ele morreu de espanhola e foi enterrado com o bilhete!

Dr. Gustavo ficou mais alguns instantes na Pharmacia, cumprimentou o farmacêutico e saiu bem quieto. Foi até o pensionato, vasculhou o bolso das calças que estivera usando ao chegar na cidade e encontrou um papel. Era o bilhete premiado.

Com o dinheiro do prêmio, Gustavo Lessa comprou uma fazenda em Jacarezinho, Norte do Paraná, para onde veio em 1922, já casado. Deu à propriedade o nome de sua cidade natal: Mar de Espanha. Em 1924, nascia seu filho, a quem deu o nome de Raul Infante Lessa. A gripe espanhola trouxe muita dor e morte ao mundo, mas também foi o trevo de quatro folhas que fez o Dr. Raul viver perto de nós.

Fale com o colunista: [email protected]