Imagem ilustrativa da imagem Todas as doenças serão curadas
| Foto: Shutterstock



"Deixa apenas que Ele te trate, não rejeites a sua mão; Ele sabe o que tem a fazer. Não te alegres apenas quando Ele age com suavidade, aceita-O quando corta. Aceita a dor do remédio, pensando na saúde que te vai trazer."

1. O padre foi ao hospital para lhe dar a unção dos enfermos, mas, ao ver o estado do paciente naquela UTI, achou que era de fato a extrema-unção. M. estava preso à cama, para não se debater; mesmo com o auxílio dos aparelhos, respirava com imensa dificuldade. Seu corpo estava tomado por uma doença que os médicos simplesmente não conseguiam identificar. Comovido, o padre concedeu o último sacramento.

Mas a mulher de M. não havia desistido. Deu-lhe na mão um terço. A cada conta, ele rezava em pensamento uma Ave-Maria e a oração do Padre Kentenich no campo de concentração: "Confio em teu poder/ em tua bondade/ em ti confio/ com filialidade...".

Quando terminou o primeiro terço, o ar pareceu voltar com força aos seus pulmões. A embolia estava milagrosamente regredindo, e não deixaria nenhuma sequela. Os médicos não tinham explicação; mas ele e a mulher tinham.

*******

"Por que é que os médicos às vezes se enganam? Porque não foram eles que criaram o corpo que tratam. Mas Deus fez o teu corpo, Deus fez a tua alma."

2. A cirurgia foi bem-sucedida, mas o paciente V. estava fraco — e acabou por contrair uma terrível infecção hospitalar. Com o corpo trêmulo de febre, V. pensava em tudo que aconteceu, desde que chegou a Londrina para estudar, ainda garoto. Apaixonou-se pela cidade. Na máquina Olivetti verde, escreveu seus primeiros textos. Estudava de madrugada, na casa de um amigo. A mãe do amigo levantava-se no meio da madrugada para servir um café com leite aos rapazes estudiosos. Que senhora bondosa! Quando chegar ao Céu, V. irá perguntar por ela; se ela não estiver, não é o Céu.

Certa época V. conseguiu comprar uma câmera de Super-8, que usava para filmar os anúncios. Era uma tecnologia avançada para a época. De repente, apareceu o velho amigo arcebispo. Pensou que fosse um filme projetado na parede da UTI, mas não era. Era ele mesmo, D. Albano, que lhe vinha dar a unção dos enfermos.

E a partir desse momento a infecção começou a retroceder. Em duas semanas, V. estava trabalhando outra vez. Agora usa o computador; mas olhou com carinho para a velha Olivetti.

— Quando chegar ao Céu, vou perguntar por D. Albano; se ele não estiver, não é o Céu.

*******

"Aquele que fez o Céu e a Terra, Ele, que te fez à sua imagem, não te curará? Curar-te-á, mas para isso tens de consentir em ser curado. Ele cura de modo perfeito todos os doentes, mas só se eles quiserem. A tua saúde é Cristo." (Santo Agostinho)