Quando Dante desceu aos infernos, teve como guia o mestre Virgílio. Também nós, se quisermos conhecer o abismo em que o Brasil foi mergulhado nas últimas décadas, precisamos de um escritor que nos mostre as verdadeiras dimensões da tragédia nacional. Esse homem está em Londrina e se chama Flávio Gordon. Ele lança hoje em nossa cidade — berço da operação Lava Jato — o livro "A Corrupção da Inteligência — Intelectuais e Poder no Brasil", um guia indispensável para entender as trevas espirituais e políticas do nosso tempo.

Vivemos, no Brasil, três genocídios simultâneos: o do crime, o da economia e o da inteligência. O primeiro traduz-se no império do tráfico e nos 70 mil homicídios anuais; o segundo se vê nos 14 milhões de desempregados e 60 milhões de endividados; o terceiro está na pior educação do mundo e numa elite intelectual dos infernos. "A Corrupção da Inteligência" fala sobre este terceiro genocídio — o pior de todos, pois leva à morte da alma.

Em seu livro, Gordon expõe as vísceras do país criado pelo PT e seus miquinhos amestrados de todos os partidos: é um país mau, feio, mentiroso e profundamente injusto. A data nacional perfeita para o país do PT encontra-se nos recibos enviados por Lula à Lava Jato: 31 de junho. (Parece que já há um deputado pensando em instituir a efeméride.)

Imagem ilustrativa da imagem Sem medo de ser veraz
| Foto: Paulo Briguet



É simbólico que "A Corrupção da Inteligência" esteja sendo lançado nestes dias em que o ex-ministro Antonio Palocci define o partido que fundou como "uma seita". Em seu livro, Gordon conceitua a esquerda contemporânea como representante de uma nova religião política, sem a qual nenhuma das formas de cleptocracia (o governo do roubo) pode se manter.

Doutor em antropologia social e analista político, Flávio Gordon é, antes de tudo, um escritor sabe do que está falando. Gordon já foi de esquerda, já foi do PT, já esteve na universidade, já acreditou na farsa. Com estilo seguro e deliciosamente irônico, o autor nos conduz pelas trevas da ideologia e das classes falantes nacionais, descortinando, sem medo de ser veraz, as armadilhas colocadas no caminho dos brasileiros pelas falanges acadêmicas, partidárias, midiáticas e inculturais da Pátria Mãe tão distraída.


"A Corrupção da Inteligência" é um livro na melhor tradição de Eric Voegelin, Raymond Aron, Julien Benda, Paul Johnson e Olavo de Carvalho — de quem o autor é amigo e aluno, como este cronista de sete leitores. Eu diria que seu livro é um digno sucessor de "O Imbecil Coletivo", o atestado de óbito da inteligência esquerdista brasileira, publicado por Olavo há 22 anos.

Obrigado, Flávio Gordon. Você é um dos caras que fazem a gente ainda ter esperança no Brasil.


— Serviço: Lançamento do livro "A Corrupção da Inteligência", de Flávio Gordon. Hoje (28 de setembro), a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Shopping Aurora — Av. Ayrton Senna, 400).