Imagem ilustrativa da imagem Receita de Feliz Natal
| Foto: Paulo Briguet



Um amigo pergunta onde está o verdadeiro espírito do Natal. Eu acho que ele está bem mais perto do que nós imaginamos.

Vale lembrar que estou falando de Feliz Natal, não de "Boas Festas". O tempo dos calendários vai e volta sempre aos mesmos lugares; o Natal é sempre único, porque não mora no tempo, mora na eternidade.

Mas, enfim, como podemos encontrar o espírito do Natal? Acredito que seja possível achá-lo no lugar mais simples do mundo: o presépio.

Para ter um Feliz Natal, você precisa encontrar um recanto acolhedor, mesmo depois de ter sido rejeitado várias vezes; mesmo depois de topar com muitas portas fechadas, mesmo depois de ter viajado léguas e léguas para atender a uma ordem dos poderosos.
Contudo, de repente você vai descobrir que esse lugar não é suntuoso, nem caro, nem badalado. Este lugar é um estábulo: onde os animais do campo comem e dormem.

Para ter um Feliz Natal, você precisa encontrar esses dóceis animais — a vaca, a ovelha, o burro. A vaca que rumina os pensamentos do mundo; a ovelha que o pastor protege dos lobos; o burrinho que trabalha sem reclamar. Eles representam a natureza quando em harmonia com a humanidade. Eles estão aí? Então você começou a ter um Feliz Natal.


Para ter um Feliz Natal, você precisa de alguns pastores. Homens simples, do ofício que um dia foi o de Abel, Jacó, Davi, Moisés. Conhecedores dos vales e montes ao redor de Belém, eles viram que naquela caverna, a caverna que servia de estábulo, havia uma misteriosa atividade da luz. E se dirigiram até lá, com grande alegria no coração, certos de que iriam adorar. Os pastores chegaram? Seu Feliz Natal está melhorando.

Para ter um Feliz Natal, você precisa de um chefe de família. Um homem bondoso, destemido, prático e diligente, mesmo sendo de poucas palavras. Um homem justo. Um trabalhador. Um operário. Um artesão. Um mestre que conhece o temperamento das madeiras. Seu nome é José; sua missão, fazer o que precisa ser feito. José, o pai adotivo de Jesus, o casto protetor de Maria, é a imagem de nossos pais, de nossos avôs, de nossos bisavôs — de todos aqueles que abriram caminho para que pudéssemos existir. Você viu José? Seu Feliz Natal está a poucos passos!

Para ter um Feliz Natal, você precisa de uma Mãe. De uma pequena e corajosa mulher, que venceu todos os medos e todos os males; que foi chamada por um anjo a ser a bem-aventurada de todas as gerações; que reuniu em si todas as graças assim como o mar reuniu todas as águas; que não nasceu com a mancha que nos faz sofrer a todos; que teve o coração perfurado por uma espada, mas mesmo assim não reclamou; que pediu ao Filho um milagre antes mesmo que fosse o Seu tempo; que ouviu as primeiras palavras e orientou os primeiros passos do Redentor; que aos pés da cruz ouviria as palavras "Filho, eis aí tua Mãe"; que ouviu o primeiro choro, o choro que acabaria com todos os prantos e secaria todas as lágrimas e consolaria todas as angústias.

Você viu Maria? Então agora pode ver o Menino Jesus — e o seu Feliz Natal está completo.